Município de Paredes de Coura

Loading
Luto Municipal pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo
Luto Municipal pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo   O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta terça-feira, dia 22 de setembro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo. Em nome do Município, dos seus órgãos eleitos e todos […]
publicado a 22 de Setembro de 2020

Luto Municipal pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo

 

O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta terça-feira, dia 22 de setembro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo.

Em nome do Município, dos seus órgãos eleitos e todos os seus colaboradores, também serão apresentadas sentidas condolências à família enlutada e a toda a comunidade que enfrenta o sentimento de perda.

Na nota de pesar assinada pelo presidente de Câmara, o Município de Paredes de Coura releva que “D. Anacleto Oliveira destacou-se na sua brilhante vida académica como um homem de cultura e conhecimento que, não obstante a elevação do seu pensamento, nunca se afastou da sua ligação e diálogo com os mais simples e mais frágeis”.

Vitor Paulo Pereira recorda que “o seu trabalho episcopal pautou-se pela forte ligação com as paróquias e os fiéis que servia, com particular proximidade aos mais vulneráveis – a quem nunca deixava de dedicar especial atenção. A sua proximidade à comunidade permite a perceção de que D. Anacleto foi sempre um no meio de todos, tal como vontade expressa no lema episcopal que adotou”, acrescentando ainda que em todas as diversas circunstâncias em que Paredes de Coura teve a honra de o receber, “D. Anacleto Oliveira sempre foi o expoente da simplicidade e da generosidade, um homem de fé e dedicação, cujo coração abraçava toda a comunidade”.

 

Natural da diocese de Leiria-Fátima onde nasceu, na freguesia de Cortes, a 17 de julho de 1946, após frequência do Seminário, frequentou as licenciaturas em Teologia Dogmática na Universidade Gregoriana (1971) e Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974). Foi professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, cidade onde também obteve a licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Posteriormente, concluiu o doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987). Lecionou também, entre outras instituições, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Na sua vida pastoral destaca-se a ordenação, em 15 de agosto de 1970, tendo sido Capelão de Emigrantes Portugueses na Diocese de Münster durante 10 anos. Posteriormente, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo Titular de ‘Aquae Flaviae’ e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, a 4 de fevereiro de 2005. A 11 de junho de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo de Viana do Castelo, missão que cumpriu durante 10 anos, assinalados no passado dia 15 de agosto, a par dos seus 50 anos de ordenação sacerdotal.

 

Paços do Município

2020.09.21