Início > Centro Cultural
“Até hoje fui sempre futuro.”
José de Almada Negreiros
Inaugurado no dia 7 de outubro de 1997, o Centro Cultural de Paredes de Coura foi um dos primeiros a funcionar no Alto Minho. Desde então, tem sido um dos equipamentos culturais de referência na região, acolhendo inúmeros e diversificados espetáculos de arte e atividades culturais destinadas aos mais variados públicos, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local e dos concelhos limítrofes.
Gerido pelo Município de Paredes de Coura, tem como objetivos a promoção, criação e difusão cultural, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura e ao cinema. Desde a sua abertura, promoveu uma agenda cultural diversificada e direcionada a todos os públicos. Neste contexto, dá enfase às parcerias com outros agentes culturais, nomeadamente com as Comédias do Minho (que durante muitos anos tiveram a sua sede neste espaço), com as associações culturais e com as escolas, com quem mantém uma estreita relação de trabalho e partilha. Funciona ainda como espaço de acolhimento para a realização de congressos, conferências e exposições.
Renovado no ano de 2019, conta com grande auditório, pequeno auditório e sala de exposições. O grande auditório é um espaço polivalente (com possibilidade de recolher as cadeiras criando um espaço amplo), com capacidade para 355 pessoas sentadas e 500 de pé. É o espaço ideal para acolher os mais variados espetáculos e atividades, como concertos, teatro, conferências e grandes exposições.
O pequeno auditório, com capacidade para 149 pessoas, é destinado à projeção de cinema digital 3D, bem como a conferências e espetáculos de menores dimensões.
A sala de exposições acolhe mostras de artes plásticas, fotografias, entre outras e, pela natureza e dimensão do espaço, possibilita ainda a realização de ações de formação e workshop.