Município de Paredes de Coura

Loading
Festa do Emigrante + Raquel Tavares
Dia do Concelho homenageia Presidentes de Câmara eleitos após 25 de abril de 1974 A Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos esta quarta-feira, dia 9 de agosto, o Museu Regional de Paredes de Coura, antecedendo o Dia do Concelho que este ano tem a particularidade de homenagear os antigos Presidentes de […]
publicado a 8 de Agosto de 2017

Dia do Concelho homenageia Presidentes de Câmara eleitos após 25 de abril de 1974

A Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos esta quarta-feira, dia 9 de agosto, o Museu Regional de Paredes de Coura, antecedendo o Dia do Concelho que este ano tem a particularidade de homenagear os antigos Presidentes de Câmara eleitos após o 25 de abril de 1974
Com muita música e os incontornáveis petiscos tradicionais, Paredes de Coura veste o seu melhor traje para esta quarta-feira receber com fidalguia os filhos da terra com os quais tem uma dívida de gratidão e reconhecimento.
Um reencontro animado pelo Grupo de Cantigas da Associação de Padornelo e pela Escola de Concertinas - Bento Macedo, que dão as boas vindas a estes heróis do nosso tempo que procuraram outras paragens em busca de melhores condições para os seus.
No dia seguinte, 10 de agosto, é o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem este ano a particularidade de homenagear os antigos Presidentes de Câmara eleitos após o 25 de abril de 1974. A noite convida a um salto até ao Escadório da Igreja do Espírito Santo para ouvir os fados de Raquel Tavares, nomeadamente o muito aclamado "O Meu Amor de Longe", desta intérprete que cresceu a ouvir fado pelos bairros de típicos de Lisboa, sendo agora um dos nomes incontornáveis e mais requisitados da canção nacional, pelo que promete um momento mágico que os courenses saberão como ninguém partilhar.
Nestas duas semanas recheadas de iniciativas que se prolongam até 13 de agosto com as Festas do Concelho, trazem a esta bonita vila no coração do Alto Minho muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, cortejo etnográfico, fogo-de-artifício e a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores. Há ainda a registar os arraiais noturnos com os Kalhambeke, Grupo IRA e Hugo Band, mas também o Festival de Folclore com o Grupo Etnográfico da Associação de Paredes de Coura, Grupo Folclórico de Penafiel, Rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai - Póvoa de Varzim e Rancho Folclórico Serradores do Monte - Viana do Castelo, que oferecem por estes dias um colorido ímpar e sempre acolhedor a esta vila que tão bem sabe receber quantos a visitam.