Município de Paredes de Coura

Loading
Sanatório vendido após odisseia de muitos anos
“É o fim de uma longa viagem. Uma autêntica odisseia de muitos anos que termina agora e abrem-se as portas à criação de um eventual projeto turístico, que será determinante no futuro estratégico e turístico de Paredes de Coura”. Foi desta forma que Vitor Paulo Pereira desabafou após a venda em hasta pública do antigo […]
publicado a 15 de Abril de 2019

“É o fim de uma longa viagem. Uma autêntica odisseia de muitos anos que termina agora e abrem-se as portas à criação de um eventual projeto turístico, que será determinante no futuro estratégico e turístico de Paredes de Coura”.

Foi desta forma que Vitor Paulo Pereira desabafou após a venda em hasta pública do antigo sanatório de Mozelos, que foi vendido por 582.490 euros na primeira hasta pública descentralizada realizada fora de Lisboa para a venda de edifícios do Estado e de Institutos Públicos.

O antigo sanatório de Paredes de Coura era um dos 13 imóveis localizados no Norte do país – Braga, Bragança, Melgaço, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Vinhais --, que foram levados a hasta pública por via da Direção Geral do Tesouro e Finanças, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Com esta venda em hasta pública, coloca-se um ponto final num longo processo que se arrastava há longos anos, desde que o antigo sanatório foi desativado e se encontrava ao abandono.

Recorde-se que o antigo sanatório "Presidente Carmona’ foi inaugurado em 1934 e depois reconvertido, 70 anos depois, em hospital psiquiátrico. Acabaria por ser desativado em 2002, depois de já ter tido em permanência cerca de 60 pacientes.