Município de Paredes de Coura

Loading
Fibra + Um piano na Guiné
     Fibra + Um piano na Guiné   A performance FIBRA coproduzida pelas Comédias do Minho, Teatro Municipal do Porto e Festival Internacional de Marionetas do Porto, bem como a sessão ‘Um piano na Guiné’ inserida no ciclo ‘A Guerra em África’ merecem particular destaque na oferta cultural do Município de Paredes de Coura para este fim de […]
publicado a 26 de Janeiro de 2023

Rascunho automático 1803 Rascunho automático 1150 Rascunho automático 1805

 

Fibra + Um piano na Guiné

 

A performance FIBRA coproduzida pelas Comédias do Minho, Teatro Municipal do Porto e Festival Internacional de Marionetas do Porto, bem como a sessão ‘Um piano na Guiné’ inserida no ciclo ‘A Guerra em África’ merecem particular destaque na oferta cultural do Município de Paredes de Coura para este fim de semana.

FIBRA | sex | 21h30 | Centro Cultural

FIBRA é uma performance cocriada e com direção artística de Filipe Moreira e Lola Sousa, coproduzida pelas Comédias do Minho, Teatro Municipal do Porto e Festival Internacional de Marionetas do Porto, e que vai ser apresentada já esta sexta-feira, 27 janeiro, pelas 21h30, no Centro Cultural.

FIBRA tem como génese as potencialidades plásticas do figurino, assumindo-o como o protagonista e ponto de partida para a criação cénica. A epiderme roupa-corpo surge como suporte para explorar a ambiguidade e a beleza das emoções humanas, associada a ideia de deformidade e metamorfose.

A partir das limitações e adaptações entre a peça vestível e um corpo, encontram-se pretextos para pensar o belo e o feio numa relação simbiótica que tem como inquietação inerente, uma comunicação sensorial mais ativa entre a matéria, o artista e o espectador.

Ao vestir o invólucro têxtil, o intérprete entra em isolamento com o exterior. Os cheiros, os sons e o toque ficam aguçados e, ao mesmo tempo, concentrados, sendo dominados. O que é visível assume uma dança de inúmeras identidades.

Cocriação e Direção Artística Filipe Moreira & Lola Sousa
Conceção Plástica e Construção Lola Sousa e Nuno Encarnação
Interpretação Filipe Moreira
Composição Musical e Sonoplastia João Ricardo
Direção Técnica e Desenho de Luz Mariana Figueroa
Direção de Fotografia e Vídeo para Cena Miguel F
Apoio Coreográfico Aldara Bizarro
Fotografia e Vídeo Documental Mário Jerónimo Negrão
Produção Executiva Sara Lamares / Fadas e Elfos – Associação Cultural
Agradecimentos Cristina Ferreira, Maria Glória Costa, Manuela Bronze, Ana Maria Fernandes, Susete Rebelo, Mon Père Vintage
Coprodução Comédias do Minho, Teatro Municipal do Porto, FIMP — Festival Internacional de Marionetas do Porto

 

Rascunho automático 1947

UM PIANO NA GUINÉ | sáb |17h30 | Centro Mário Cláudio

A audição de obras do compositor Cândido Lima, compostas durante a sua comissão de serviço na Guiné e comentadas pelo próprio, é o que nos propõe a iniciática ‘Um piano na Guiné’, este sábado, 28 de janeiro, pelas 17h30, no Centro Mário Cláudio, em Venade, e inserida no ciclo ‘A Guerra em África’.

Promovido em parceria com o Município de Paredes de Coura, o ciclo ‘A Guerra em África’ traz a este concelho do Alto Minho exposições, debates com escritores que estiveram na guerra e historiadores de vários quadrantes políticos, um ciclo de cinema, além de sessões de leitura de textos e de troca de opiniões, tendo sempre por referência os conflitos que se travaram nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique.

É neste âmbito que a sessão deste sábado no Centro Mário Cláudio, com entrada livre, contempla a audição de obras de Cândido Lima compostas aquando da sua passagem pela Guiné, ele que ao longo do seu percurso sempre procurou promover os compositores clássicos e portugueses, desdobrando-se em iniciativas para os mais diversos públicos, desde as escolas aos festivais, mas também na rádio e televisão.

 

Rascunho automático 1962

Num outro âmbito, a oferta cultural de Paredes de Coura também passa pelo cinema de ação, com a projeção do filme ‘No lugar errado’, dirigido por Mike Burns, mas também o Programa Bebés/Família – Xiribi Ba Ba Ba Bach, ambas as iniciativas no Centro Cultural.

 

No lugar errado

A vida de Frank, chefe da polícia de uma pequena cidade, era calma até testemunhar um assassinato a sangue-frio. O criminoso, há muito procurado pelas autoridades, é capturado e preso. Mas o que parecia algo mais ou menos rotineiro na vida de um agente converte-se num verdadeiro inferno quando Frank se apercebe de que tanto ele como a filha se tornaram alvos a abater.
Um “thriller” de acção escrito por Bill Lawrence e realizado por Mike Burns (“Sem Hora Marcada”), com interpretações de Ashley Greene, Texas Battle, Michael Sirow e Bruce Willis.

Título original: Wrong Place
Género: Ação
Realização: Mike Burns
Atores: Michael Sirow, Bruce Willis , Texas Battle , Ashley Greene
Duração (minutos): 96
Classificação: 12 anos

Dia 28 - 15h00 e 21h30
Dia 29 - 15h00 e 21h30

 

Programa Bebés/Família – Xiribi Ba Ba Ba Bach

Xiribi Ba Ba Ba Bach, é a 3ª criação no âmbito do projeto “Grandes Clássicos Musicais” para a infância. Tendo por base o estímulo musical, e seguindo os mesmos princípios básicos dos anteriores espetáculos Mozartini (Mozart) e Bebeethoven (Beethoven), Sandra José mergulha agora na obra musical de Bach. As obras clássicas são riquíssimas em estímulos sensoriais, pela diversidade de intensidades, timbres e variação na forma e ritmo presente.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação e Encenação Sandra José
Interpretação Ana Enes, Carolina Picoito Pinto, Sara Ferraz e Sandra José
Cenografia e Marionetas Marta Fernandes da Silva
Direção Musical e Violoncelo Catarina Anacleto
Piano Luisa Gonçalves
Violino Rita Franco
Lua Cheia - Teatro para todos

 

Rascunho automático 1948    Rascunho automático 1965

 

 

Paços do Município

2023.01.26

Listagem de documentos