Município de Paredes de Coura

Loading
Paredes de Coura distribui 20 mil máscaras reutilizáveis e prepara reforço da economia local
Paredes de Coura distribui 20 mil máscaras reutilizáveis e prepara reforço da economia local O Município de Paredes de Coura iniciou uma operação de grande escala de distribuição de cerca de 20 mil máscaras reutilizáveis (com certificado CITEVE), bem como 10 mil máscaras cirúrgicas e álcool gel, num investimento que ultrapassa os 50 mil euros. […]
publicado a 4 de Maio de 2020

Paredes de Coura distribui 20 mil máscaras reutilizáveis e prepara reforço da economia local

O Município de Paredes de Coura iniciou uma operação de grande escala de distribuição de cerca de 20 mil máscaras reutilizáveis (com certificado CITEVE), bem como 10 mil máscaras cirúrgicas e álcool gel, num investimento que ultrapassa os 50 mil euros.

A entrega ocorreu na Casa do Conhecimento aos 16 presidentes de Junta de Freguesia e Uniões de Freguesia para posterior distribuição pelos munícipes de todo o concelho, numa iniciativa que obrigou a um assinalável esforço financeiro e logístico da Câmara de Paredes de Coura. O investimento indicado apenas diz respeito às máscaras e álcool gel para distribuição comunitária e acresce ao investimento feito com material de proteção individual (máscaras cirúrgicas, máscaras tipo FFP2, fatos, luvas, desinfetante, batas, viseiras, refeições, testes víricos, etc.) que tem sido distribuído regularmente desde o início da pandemia às instituições do concelho, como Centro de Saúde, os Bombeiros Voluntários, a GNR, os Lares e as IPSS que asseguram serviços de apoio domiciliário.

“Os desafios que enfrentamos são deveras exigentes e devem ser encaradas com esperança e numa perspetiva de longa duração. Numa primeira fase foi preciso rigor, civismo e confinamento. Agora, vamos regressar, progressivamente, a uma nova normalidade e precisamos igualmente de ser disciplinados e cuidadosos. Todas as atitudes de leviandade podem fazer ruir todo o empenho anterior”, explicou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, esclarecendo que numa primeira fase o Município “acompanhou de perto com múltiplos apoios todas as instituições courenses, que estiveram e estarão nos próximos tempos na linha da frente no combate contra a Covid-19. Agora estaremos ao lado da comunidade que prepara o seu regresso à normalidade possível, através do fornecimento de material de proteção. É essencial que todos reconheçamos que o sucesso na salvaguarda da saúde pública depende de uma contínua vigilância e de um persistente cuidado que começa em cada um de nós”.

Famílias vulneráveis ou que viram rendimentos reduzidos estão a ser apoiadas

No sentido de minorar os efeitos decorrentes da pandemia, que tantos transtornos e problemas têm trazido a toda a comunidade, o Município de Paredes de Coura tem-se desdobrado também em muitas outras iniciativas direcionadas às famílias mais vulneráveis ou que, entretanto, viram os seus rendimentos substancialmente reduzidos.

“Estaremos também ao lado de todos aqueles que sofreram com este congelamento da atividade económica. Foram muitos os que ficaram sem emprego ou viram reduzidos os seus rendimentos pelo fecho dos seus negócios”, vincou Vitor Paulo Pereira para quem o executivo por si liderado tem dedicado particular atenção a estas situações “no sentido de assegurar estabilidade familiar. Neste período de transição estamos a organizar um pacote de medidas sociais para atenuar os impactos, reforçando as que já têm sido aplicadas. Temos de estar unidos e solidários, porque assim teremos mais força para enfrentar os próximos tempos, que serão tempos duros mas também tempos de esperança”.

Assim, ao longo da última semana foram distribuídos 90 tablets com teclado, 32 computadores portáteis e 65 routers com acesso à Internet de forma a que nenhum aluno tivesse que sair de casa e para que todos possam ter acesso às aulas à distância. A distribuição foi feita de acordo com o levantamento de necessidades previamente efetuado pelo Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e pelo Gabinete da Ação Social da Câmara. Uma ação em parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia, que também se disponibilizaram a imprimir e fotocopiar documentos de trabalho de que os alunos necessitem.

Esta cedência de equipamentos corresponde a mais um investimento particularmente significativo a nível financeiro e que se completa com outras medidas já implementadas desde o início do surto da Covid-19, como a distribuição de alimentos a alunos com escalão A e de cabazes alimentares a famílias carenciadas ou que, entretanto, viram os seus rendimentos diminuídos.

Medicina digital e linha telefónica exclusiva

Ainda no âmbito desta pandemia, o Município mantém a disponibilização gratuita a todos os residentes no concelho, através de parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, de uma plataforma de Medicina Digital (P5 – disponível em www.p5.pt). Para os que não têm acesso às novas tecnologias, foi criada como alternativa uma linha telefónica direta 253 144 420 - opção 3 (exclusiva para Paredes de Coura) para esclarecimento de dúvidas de saúde, podendo inclusive servir de pré triagem à infeção por Covid-19 antes do recurso à linha oficial do SNS24 (808 24 24 24).

Reforçando o apoio às instituições do concelho, o Município está também a disponibilizar alojamento – que tem sido utilizado – aos profissionais de saúde deslocados

Apoio para aquisição de ventiladores, material médico e criação de zonas de apoio

A ação transversal do Município contemplou também o pagamento de uma comparticipação financeira no valor de 10.000 euros, através de um contrato interadministrativo celebrado com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho para a aquisição dos bens e equipamentos essenciais, como forma de responder a necessidades urgentes de reforço da capacidade da unidade de cuidados intensivos para a atuação face à situação de emergência de saúde pública causada pela pandemia.

Atendendo à especial vulnerabilidade dos Lares de idosos e à eventual necessidade de concentrar doentes infetados com sintomas ligeiros, que não necessitassem de cuidados intensivos mas sem condições pessoais e familiares para ficar isolados em convalescença nas suas casas, foram criadas e equipadas duas estruturas de apoio com capacidade máxima de 80 camas, inspeccionadas pela Delegação de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil e tornadas operacionais a partir do início de abril, bem como organizada uma bolsa de 50 voluntários que contou com a disponibilidade de alunos universitários das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, geriatria e outros ramos das ciências médicas e sociais. Recorde-se, no entanto, que Paredes de Coura regista o valor mais baixo de infetados em todo o Alto Minho, com 8 casos recuperados e 1 ativo, de acordo com o relatório diário atualizado de infeção por Covid-19, facultado pela Delegação de Saúde.

Economia local será reforçada

No topo das preocupações do Município para a retoma da atividade económica está a necessidade de estimular a economia local, com particular destaque para o comércio de proximidade, como as pequenas lojas da vila, a restauração, as mercearias tradicionais e cafés, de cuja subsistência dependem famílias inteiras. Foi preparada uma medida de incentivo à economia local através do reforço do poder de compra das famílias mais fragilizadas, que pode representar um investimento total de 60 mil euros. “Na realidade, não daremos dinheiro às famílias, daremos poder de compra no comércio local o que vai garantir, consequentemente, que esse poder de compra circula e chega a toda a comunidade. O contexto de pandemia veio alertar ainda mais para algo em que temos trabalhado: é fundamental existir solidariedade em relação aos pequenos agentes económicos que nos estão próximos e garantir o reforço de subsistência dos negócios de aldeia e de bairro”, explicou o Presidente da Câmara, reconhecendo que “isto não se consegue apenas com esta medida do Município, depende da mudança de atitude das pessoas. O sucesso desta medida vai depender, essencialmente, do fato da comunidade compreender que as suas escolhas de consumo determinam que o seu vizinho e a família dele tenham ou não um rendimento que lhes permita subsistir também”. Vitor Paulo Pereira concluiu dizendo: “achamos isto tão importante para sobrevivermos enquanto comunidade que, juntamente com a recomendação de higiene respiratória e uso de máscara, gravamos mensagens de áudio que estão a circular por todas as freguesias a apelar a que as pessoas comprem no comércio local. Está nas mãos dos Courenses e nós confiamos neles.”

Paços do Município
2020.05.01

Listagem de documentos