Município de Paredes de Coura

Loading
‘Mundo a Dançar’ no arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura
‘Mundo a Dançar’ no arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura com grupos do Benim, Croácia, México e Sérvia Gisela João + Festa do Emigrante 29 julho – 11 agosto ‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore com grupos do Benim, Croácia, México e Sérvia, a noite de fados com Gisela […]
publicado a 29 de Julho de 2019

‘Mundo a Dançar’ no arranque das
Festas do Concelho de Paredes de Coura
com grupos do Benim, Croácia, México e Sérvia
Gisela João + Festa do Emigrante
29 julho – 11 agosto

‘O Mundo a Dançar’ - Festival Internacional de Folclore com grupos do Benim, Croácia, México e Sérvia, a noite de fados com Gisela João, mas também a ‘Festa do Emigrante’ e as celebrações em torno do Dia do Concelho são alguns dos pontos altos das tradicionais Festas do Concelho de Paredes de Coura, que todos os anos dão um colorido ímpar a esta vila do Alto Minho, reunindo milhares de pessoas entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram que partir para o exterior na procura de dias melhores.

O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore reúne este ano grupos da Benim, Croácia, México e Sérvia. Abre esta 2ª feira, dia 29 de julho, o programa das Festas do Concelho de Paredes de Coura, que se prolonga até 11 de agosto.

O Ballet National du Benin (Benim), o Folk Dance Ensemble Zagreb-Markovac (Croácia), a Compañia Nacional de Danza Folklórica (México) e o Folk Ballet ‘Simyonov’ New Belgrad (Sérvia) são os grupos que vão desfilar esta 2ª feira pelo Largo Visconde de Mozelos, proporcionando a todos os que passam por Paredes de Coura os tons e os sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também dão a conhecer as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.
Com um cartaz apelativo que se estende por duas semanas, as Festas do Concelho de Paredes de Coura são motivo de orgulho para muitos courenses que, por estes dias, reencontram amigos e familiares e regressam à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.
Assim, no dia 7 de agosto, a Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos o Museu Regional de Paredes de Coura, com petiscos tradicionais e muita música. Um reencontro animado pelo grupo musical Irmãos & Amigos, bem como pelas Rusgas Sons de Coura e as Rusgas de Courenses em Nanterre e Cenon (França) que dão as boas vindas a estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento.

Gisela João na noite de fado

O Festival de Folclore, a 8 de agosto, traz este ano ao Largo Hintze Ribeiro o Grupo de Danças e Cantares de Vitorino de Piães (Ponte de Lima), Rancho Folclórico de São Mamede Troviscoso (Monção), Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas (Arcos de Valdevez) e o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa e Desportiva de Rubiães, enquanto a noite prolonga-se com os Hugo Band.
Já a noite de sexta-feira, 9 de agosto, convida a um salto até ao Escadório da Igreja do Espírito Santo para ouvir Gisela João. Com dois discos editados, "Gisela João" (2013) e "Nua" (2016), Gisela João é uma das vozes incontornáveis do fado contemporâneo, sublinhado com a distinção de muitos prémios e o reconhecimento entre os seus pares.
A 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho é no Salão Nobre dos Paços do Concelho, antecedida da apresentação dos livros “500 - Foral da Terra de Coura” e “Paredes de Coura – Estudos Históricos, de José Augusto Pacheco.
A tarde completa-se com o tradicional cortejo etnográfico, enquanto que domingo, 11 de agosto, está dedicada à majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, com o arraial noturno a fechar as Festas do Concelho com os muito aclamados Kalhambeke.

‘O Mundo a Dançar’ - Festival Internacional de Folclore
BALLET NATIONAL DU BENIN (Benim)
O Ballet Nacional do Benim é formado por artistas profissionais dos melhores grupos de dança e balé do Benim. O trabalho artístico é centrado na pesquisa no domínio do património cultural imaterial do Benim (canções, danças, música, provérbios, jogos tradicionais …). O repertório proposto pelo grupo assenta em danças da alegria, danças rituais ou de vudu, danças das cortes reais de Abhomey Nikki e na dança contemporânea.
FOLK DANCE ENSEMBLE ZAGREB-MARKOVAC (Croácia)
O Folk Ensemble ‘Zagreb-Markovac’ foi criado em 1945 e mantém a tradição contínua de salvar o rico folclore croata. Possui um repertório interessante e diversificado com coreografias, peças vocais instrumentais e instrumentais de todas as partes do país, usa os trajes nacionais originais. Da mesma forma, é dada grande atenção à escolha de instrumentos folclóricos usados que são específicos para cada região da Croácia.

COMPAÑÍA NACIONAL DE DANZA FOLKLÓRICA (México)
O grupo foi criado em 1975 e dispõe de uma equipa de colecionadores e pesquisadores que dão a conhecer os costumes e tradições herdadas dos seus antepassados, representando fielmente as danças que herdaram dos seus antecessores. O grupo atua em feriados nacionais, escolas, apresentações especiais em festivais e eventos culturais, promovendo as tradições do México e dos seus povos indígenas.
FOLK BALLET “SIMYONOV” NEW BELGRAD (Sérvia)
O Ballet Folclórico “SIMYONOV” tem espalhado pelo mundo a cultura e a arte popular da região dos Balcãs, especialmente a Sérvia, sendo os diferentes aspetos do folclore (música, dança, canto, costumes, etc.) uma forma de se expressar e alcançar o público. As imaginativas coreografias de “SIMYONOV”, a encenação variada e colorida dos seus espetáculos, o alto nível técnico e artístico, juntamente com a qualidade e calor humano dos seus componentes são as melhores referências da companhia “SIMYONOV”.

Paços do Município
2019.07.28