Município de Paredes de Coura

Loading
Ministro da cultura percorre paisagens literárias de Paredes de Coura
Os territórios literários e o turismo | 8 e 9 set O Município de Paredes de Coura receberá no próximo dia 9 de setembro de 2017, às 10h00, o Sr. Ministro da Cultura, Embaixador Luís Filipe de Castro Mendes, para lhe dar a conhecer a riqueza das suas paisagens literárias inscritas no concelho de Paredes […]
publicado a 26 de Setembro de 2017

Os territórios literários e o turismo | 8 e 9 set
O Município de Paredes de Coura receberá no próximo dia 9 de setembro de 2017, às 10h00, o Sr. Ministro da Cultura, Embaixador Luís Filipe de Castro Mendes, para lhe dar a conhecer a riqueza das suas paisagens literárias inscritas no concelho de Paredes de Coura.
O roteiro literário começará por celebrar os sessenta anos da primeira edição de "A Casa Grande de Romarigães", no próprio cenário de efabulação da crónica romanceada, a Quinta do Amparo. Na presença física do sítio, que se revê nas evocações do texto e na memória dos feitos que ali terão ocorrido, será apresentado o projeto de recuperação deste legado arquitetónico de cariz barroco que se encontra a ser desenvolvido pelos bisnetos Ricardo Pedroso de Lima e Maria Pedroso de Lima, e que consideramos condição indispensável para dinamizar uma estratégia de desenvolvimento local.
Associamos este percurso literário a visita ao Centro de Estudos Mário Cláudio, no Lugar de Venade, tendo como cicerone o escritor que lhe confere o nome, e à Biblioteca Municipal "Aquilino Ribeiro", na sede de concelho, onde se encontra instalada uma exposição sobre a vida e a obra do autor de "A Casa Grande de Romarigães".
Porque julgamos importante debater a importância que esta temática poderá assumir para uma estratégia de turismo cultural em Paredes de Coura, promoveremos uma sessão aberta à comunicação social, na 6ª Feira, pelas 17h00, a ter lugar na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, e que contará com a ajuda de Fernando Moreira (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e de Aquilino Machado (Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa).
Que legado literário nos oferece essa obra-prima de escrita e de enredo chamada "A Casa Grande de Romarigães"? Que papel poderá assumir a Quinta do Amparo e a sua enorme teia ficcional no contexto de Paredes de Coura? Como se poderá captar a narrativa secreta e mágica que continua subjacente na atmosfera de Romarigães e valorizá-la num projeto de dinamização de todo o concelho de Paredes de Coura?
São algumas questões que tentaremos abordar e que nos permitem compreender a ideia de que apesar da atmosfera da Quinta do Amparo e da sua dimensão literária continuarem bem vivas para aqueles que visitem o local, haverá certamente uma oportunidade de o reinventar no quadro de uma estratégia territorial mais consistente e integrada para o concelho de Paredes de Coura, o que representaria, em última análise, uma homenagem a Aquilino Ribeiro e um importante contributo para a preservação do seu extraordinário legado literário.

Programa

6ª Feira, dia 8 de setembro de 2017

17h00: Receção na Biblioteca Municipal;
17h10: Abertura Presidente da CM de Paredes de Coura;
17h20 Breves apresentações incidindo sobre os “Os territórios literários e os turismos: a memória e a literatura como agentes de transformação individual e colectiva” (Aquilino Machado, CEG - IGOT) e “O projeto de recuperação e revalorização da quinta do Amparo enquanto âncora de desenvolvimento turístico (Fernando João Moreira, ESHTE);
17h50: Debate e questões apresentadas pela Comunicação de Social;
18h30: Encerramento da sessão.

Sábado, dia 9 de setembro de 2017

Casa Grande de Romarigães
O Lugar da criação das letras

10h00: Receção na Casa Grande. Senhor Ministro da Cultura, Presidente CM Paredes de Coura e convidados;
10h10: Abertura Presidente da Câmara de Paredes de Coura;
10h15: Leitura do texto introdutório de “A Casa Grande de Romarigães”;
10h20: Os territórios e o turismo: A memória e literatura como agentes de transformação individual e colectiva – Aquilino Machado
10h35: Apresentação do Projeto de reabilitação da Quinta do Amparo – Miguel Pedroso de Lima, Maria Pedroso de Lima e Ricardo Pedroso de Lima;
11h00: Intervenção do Senhor Ministro da Cultura.
11h30: Partida para o Centro de Estudos Mário Cláudio, Venade;

Centro de Estudos Mário Cláudio
11h45: Visita ao Centro de Estudos Mário Cláudio;
12h50: Partida para a Vila de Paredes de Coura;

Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro
13h00: Visita do Ministro da Cultura à Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro