Município de Paredes de Coura

Loading
Mário Cláudio: 50 anos de Vida Literária
Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo” Mário Cláudio: 50 anos de Vida Literária 25 a 26 out | Paredes de Coura “O município de Paredes de Coura junta-se a esta comemoração dos 50 anos da sua vida literária porque é para nós uma honra ficarmos unidos à vida e à obra de um […]
publicado a 25 de Outubro de 2019

Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo”
Mário Cláudio: 50 anos de Vida Literária
25 a 26 out | Paredes de Coura

“O município de Paredes de Coura junta-se a esta comemoração dos 50 anos da sua vida literária porque é para nós uma honra ficarmos unidos à vida e à obra de um dos maiores escritores portugueses. No lugar de Venade escreveu alguns dos seus romances e viveu alguns momentos marcantes da sua vida. Interessam-nos, obviamente, as suas criações, mas também gostamos muito da sua amizade e da sua presença constante que se mistura na terra e na gente. O Mário anda e está no meio de nós. Nós gostamos muito disso, talvez tanto como dos seus livros. E estamos felizes com ele. Os céus queiram por mais 50 anos”.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura

Os 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio merecem especial evocação com o Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo”, que esta sexta-feira e sábado, 25 e 26 de outubro, tem em Paredes de Coura o centro das iniciativas.
Uma justa homenagem ao criador de ‘Amadeo’ e ‘Retrato de Rapaz’, distinguidos com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, respetivamente em 1984 e 2014, e que escolheu Paredes de Coura para viver e oferecer o seu espólio ao Centro Mário Cláudio, instalado no lugar de Venade, na freguesia de Ferreira.
Ao longo destes dias, muitos são os notáveis da área da cultura e do saber que com as suas mais eloquentes comunicações se vão associar a estes 50 anos de Vida Literária de Mário Cláudio, também distinguido em 2004 com o Prémio Pessoa pela sua brilhante carreira dedicada às letras e à cidadania.
Em Paredes de Coura, o Encontro de Filosofia e Literatura “Trilogia do Belo” divide-se pelo Salão Nobre da Câmara Municipal e pelo Centro Mário Cláudio, com os especialistas da obra do escritor a debruçarem-se sobre a ‘A Trilogia do Belo’, ‘A Trilogia da Existência’ e ‘A Trilogia da Verdade’.
Paralelamente as estas mesas redondas com ilustres estudiosos e conhecedores da obra literária de Mário Cláudio, a sexta-feira também contempla o documentário ‘Tocata e Fuga. Os dias de Mário Cláudio’, com a presença do realizador Jorge Campos, enquanto que o sábado será ilustrado com o Recital de Piano por Olga Baranova e Yury Popov, com obras de Claude Debussy – ‘Petite Suíte’, ‘Suite Bergamesque’ e ‘La Fille aux cheveux de Lin’.

Centro Mário Cláudio
Situado na localidade de Venade, freguesia de Ferreira, o Centro Mário Cláudio concentra num só espaço todo o acervo documental do autor, que colocou o seu espólio à guarda do Município de Paredes de Coura. Constituído por objetos, cartas, apontamentos, rascunhos, publicações, jornais, suplementos, ilustrações, livros, registos fonográficos e fotografias, o acervo torna-se assim acessível desde outubro de 2013 à consulta de todos os que se dediquem ao estudo da obra de Mário Cláudio, bem como da literatura galaico-portuguesa.