Município de Paredes de Coura

Loading
Conferência “impactos da gripe espanhola no concelho de Paredes de Coura”
Dia 10. sexta. 18h00. Arquivo Municipal

Dia 10. sexta. 18h00. Arquivo Municipal


As investigadoras Carlota Santos, doutorada em História pela Universidade do Minho (especialização em demografia histórica), e Milene dos Anjos, mestre em História pela Universidade do Minho (especialização em demografia histórica), partilham com a comunidade o estudo realizado em 2018.

A comunicação visa analisar o contexto e as consequências da pandemia de gripe, que grassou entre a população portuguesa a partir de 1918, no município de Paredes de Coura. Os registos de óbitos, elaborados para as 21 paróquias do concelho entre 1916 e 1920, constituíram a principal fonte para o desenvolvimento desta análise.

Por outro lado, os dados facultados pelos recenseamentos nacionais portugueses a partir de 1864 permitiram interpretar a evolução do crescimento populacional verificado num longo período temporal, assim como avaliar os impactos depressivos que a epidemia produziu na estrutura da população. As notícias publicadas pelo jornal A Voz de Coura proporcionaram ainda informações relevantes sobre a progressão cronológica desta crise nas várias freguesias que integram o município.

Org.: Município de Paredes de Coura

Entrada livre

data
10 Maio 2019 - 10 Maio 2019
entrada
Gratuito