Município de Paredes de Coura

Loading
Cortejo Histórico
CORTEJO HISTÓRICO sáb | 13 ago | a partir das 15h30   O Cortejo Histórico, este sábado, 13 de agosto, a partir das 15h30, promete ser um dos momentos altos destas regressadas Festas do Concelho de Paredes de Coura. Na sequência das muitas iniciativas com que se procura celebrar a identidade courense, como o Dia do Concelho, a […]
publicado a 12 de Agosto de 2022

CORTEJO HISTÓRICO

sáb | 13 ago | a partir das 15h30

 

O Cortejo Histórico, este sábado, 13 de agosto, a partir das 15h30, promete ser um dos momentos altos destas regressadas Festas do Concelho de Paredes de Coura.

Na sequência das muitas iniciativas com que se procura celebrar a identidade courense, como o Dia do Concelho, a Festa do Emigrante, o Festival de Folclore, os Grupos de Bombos e os muitos arraiais que nos permitem conviver, reviver amigos e reencontrar todos aqueles que procuraram noutras paragens uma vida melhor, também o Cortejo Histórico vai trazer-nos à memória os aspetos mais relevantes da nossa história comum.

Percorrendo as principais ruas da vila de Paredes de Coura, o Cortejo Histórico vai recuperar os mais significativos factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais e religiosos, desde a Terra de Coyra até aos nossos dias, percorrendo marcos importantes como a concessão do Foral do Concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também recordando figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro.

Neste quadro histórico figurado, o nosso Cortejo Histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival.

Para além do Cortejo Histórico, o sábado começa bem cedo com as arruadas de grupos de bombos, como os Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe), prolongando-se com o encontro de Bandas de Música, de Vilela e Pevidém, no Largo Visconde de Mozelos, e a atuação dos Kalhambeke, a partir das 22h00, no Largo 5 de Outubro. O sábado não fica completo sem a missa vespertina com Sermão a Santo António, pelas 19h00, na Igreja Matriz.

Para o último dia está reservada a Missa à Senhora das Dores (11h00), bem como a imponente Procissão (17h00) antecedida pela Saudação aos Idosos da Santa Casa (14h45), recaindo nas Bandas Musicais de S. Martinho do Campo e de Tangil a componente melodiosa e harmoniosa com que encerramos as nossas Festas do Concelho.