Município de Paredes de Coura

Loading
CENTRO CULTURAL ABRE COM CARA NOVA
CENTRO CULTURAL ABRE COM CARA NOVA 6ª feira | 26 jul | 18h00 O Centro Cultural de Paredes de Coura abre esta sexta-feira, dia 26 de julho, pelas 18h00, com cara nova, após um investimento de cerca de 300 mil euros com que permitiu as Obras de Reabilitação do Centro Cultural, num esforço financeiro considerável […]
publicado a 25 de Julho de 2019

CENTRO CULTURAL ABRE COM CARA NOVA
6ª feira | 26 jul | 18h00
O Centro Cultural de Paredes de Coura abre esta sexta-feira, dia 26 de julho, pelas 18h00, com cara nova, após um investimento de cerca de 300 mil euros com que permitiu as Obras de Reabilitação do Centro Cultural, num esforço financeiro considerável e justificado pela importância que o Município dá à cultura.
“A cultura não é uma herança, mas uma conquista diária que exige coragem, esforço e investimento”, reforça Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando que “a cultura é a escola escondida, a universidade invisível que forma crianças, jovens, cidadãos”.
É partindo deste princípio, que Vitor Paulo Pereira tem norteado a gestão da edilidade, com uma forte aposta na componente e formação cultural: “em Paredes de Coura sempre compreendemos bem isso, porque temos uma estratégia propositada que confunde educação com a cultura”, recordou o autarca courense, que esta sexta-feira recebe a ministra da Cultura, Graça Fonseca, no Centro Cultural, após as obras de requalificação no âmbito da candidatura à sua reabilitação para espaço multiusos.
A Reabilitação do Centro Cultural de Paredes de Coura, cujo valor de adjudicação se cifrou nos 293 mil euros, era da mais elementar necessidade, dado que ao longo de quase vinte anos de utilização continuada, foram sendo verificados e acumulados sucessivos problemas – limitações funcionais decorrentes da organização dos espaços, deterioração física e material da construção, falta de conforto térmico, lumínico e acústico de alguns espaços – que importava resolver de forma integrada e coerente.
Mais do que reformular e redesenhar o edifício existente, de forma abusiva e invasiva, importava respeitar a obra existente, tentando minimizar o impacto da nova intervenção. Quando foi necessário alterar, optou-se por soluções neutras, equilibradas, que não comprometessem a qualidade arquitetónica do objeto original.
Recorde-se que o Centro Cultural de Paredes de Coura integra um conjunto diversificado de valências, assumindo-se claramente como equipamento agregador da maioria dos eventos culturais promovidos no concelho. A sua configuração incorpora uma sala de exposições, uma sala de cinema e um auditório polivalente, capacitado para teatro, música, conferências ou mesmo exposições, tudo distribuído por um amplo foyer interior e enquadrado por uma extensa praça exterior.

Paços do Município
2019.07.25