Município de Paredes de Coura

Loading
FESTAS DO CONCELHO 2025
João Pedro Pais + noite de fado com Carminho + cortejo etnográfico FESTAS DO CONCELHO 4 a 10 de agosto   O concerto de João Pedro Pais, a noite de fados com Carminho e o Cortejo Etnográfico, mas também o rico folclore da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia que nos é […]
publicado a 31 de Julho de 2025

João Pedro Pais + noite de fado com Carminho + cortejo etnográfico

FESTAS DO CONCELHO

4 a 10 de agosto

 

O concerto de João Pedro Pais, a noite de fados com Carminho e o Cortejo Etnográfico, mas também o rico folclore da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia que nos é trazido pelo ‘Mundo a Dançar’ prometem umas animadas Festas do Concelho, que proporcionam entusiasmo extra a Paredes de Coura entre os dias 4 e 10 de agosto, precisamente o Dia do Concelho.

Assim, logo no dia 4, uma segunda-feira, algum do melhor folclore do Mundo, com as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes é nos trazido ao Largo Hintze Ribeiro pelo ‘O Mundo a Dançar’ - Festival Internacional de Folclore, que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia.

No dia seguinte, a 6ª Descida do Emigrante com os sempre entusiasmantes carrinhos de rolamentos, bólides que fizeram o encanto de outras gerações, proporcionam emoção e um colorido diferente nas sinuosas ruas courenses, tendo como ponto de partida a Estrada de Sequeiró e descendo até à Avenida de Cenon, num total de 900 metros. A noite também se completa com o grupo de fado ‘Fado d’Anto’, no escadório da Igreja Matriz.

 

Concerto com João Pedro Pais

O dia 6 de agosto, uma quarta-feira, é dedicado aos nossos conterrâneos que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor. A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes. Para além dos petiscos tradicionais, neste reencontro a música também faz parte desta receção de boas-vindas, com destaque para o concerto de arpa por Obed Parra, mas também a Rusga Sons de Coura e a Rusga Courense de Paris.

Na quinta-feira, dia 7, há Festival de Folclore no Largo Hintze Ribeiro com o Grupo Etnográfico da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira (Monção) e Grupo Folclórico de Ganfei (Valença). Já sexta-feira é o dia do tão aguardado concerto de João Pedro Pais, no Largo 5 de Outubro. Precede o concerto de João Pedro Pais, o grupo Hugo Band, enquanto a noite prossegue com o dj Pedro Pagodes no Largo Hintze Ribeiro.

 

Carminho canta ‘Portuguesa’

Na tarde de sábado as ruas da vila enchem-se de courenses e visitantes para o Cortejo Etnográfico, indissociável da nossa identidade, e das nossas profundas ligações à terra, suas tradições e costumes. De manhã, bem cedo, faz-se ecoar o ribombar dos bombos dos Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Bombos de São Lourenço (Marco de Canaveses). As bandas de música, Banda de Vilela e Banda de Pevidém, atuam no Largo Visconde de Mozelos, enquanto a noite prossegue com o concerto do Grupo Kalhambeke e o set do dj Pedro Maia.

O Dia do Concelho, 10 de agosto, é dos mais preenchidos e é a data com que nós courenses evocamos os Combates de Travanca, quando em 1662 os nossos antepassados rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. Para além da sessão evocativa do Dia do Concelho no Salão Nobre dos Paços do Concelho, há também o lançamento do CD do CouraVoce, a procissão em honra da Nossa Senhora das Dores, a música pela Banda Musical Velha de Barroselas e Banda Musical de Tangil, encerrando a noite e as festividades com a Noite de Fado, no adro da belíssima Capela do Espírito Santo, com Carminho, uma voz inconfundível e das mais marcantes da sua geração, que tem em ‘Portuguesa’ o último registo num cruzamento de tradição e contemporaneidade.

 

 

Paços do Município

2025.07.31

Listagem de documentos