Município de Paredes de Coura

Loading
7ª Maratona BTT XCM de Paredes de Coura
7ª Maratona BTT XCM de Paredes de Coura dom_ 22 out | a partir das 9h30   Paredes de Coura vai atribuir no próximo domingo, dia 22 de outubro, os títulos de Campeão do Minho em BTT XCM. A 7ª Maratona de Paredes de Coura vai percorrer os traçados desenhados em volta da vila e […]
publicado a 18 de Outubro de 2023

Brasao500Anos

7ª Maratona BTT XCM de Paredes de Coura

dom_ 22 out | a partir das 9h30

 

Paredes de Coura vai atribuir no próximo domingo, dia 22 de outubro, os títulos de Campeão do Minho em BTT XCM. A 7ª Maratona de Paredes de Coura vai percorrer os traçados desenhados em volta da vila e fará convergir para a Rua Conselheiro Miguel Dantas todos os que vão lutar pelos títulos de Campeão do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma.

“A maratona deste ano tem esse motivo adicional de interesse que é decidir a atribuição do título regional e que, por esse motivo, nos faz acreditar que terá maior afluência e será mais competitiva”, admitiu o vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, acrescentando que “o desenho do traçado foi pensado para que os atletas possam desfrutar de uma prova fluída, mas com um considerável nível de dificuldade”.

Com a experiência acumulada de seis edições, “o objetivo deste ano está em aliar o nível de dificuldade exigido para uma prova federada (a maratona propriamente dita) com a necessidade de proporcionar aos praticantes da vertente lazer uma meia-maratona divertida e cativante”, explicou Tiago Cunha, reconhecendo que ao traçarem para a meia-maratona “um percurso por pontos apaixonantes e com menor altimetria do que em anos anteriores”, a organização da prova procurou “democratizar a participação, permitindo que todos - independentemente da sua preparação física - possam tomar parte”.

Valor das inscrições reverte para os Bombeiros

Para além da componente competitiva, esta 7ª Maratona também possui uma vertente solidária. O valor de 10 euros da inscrição reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, que estão a reunir fundos para adquiri uma nova ambulância de socorro.

No plano desportivo, esta prova que atribui os títulos de Campeão do Campeonato do Minho BTT XCM – Raiz Carisma 2023 tem partida e chegada marcada para da Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município, como habitualmente a Maratona de Paredes de Coura percorrerá caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho, contando com um percurso de 85 quilómetros, um desnível total acumulado de 2000 metros na maratona elite, destinada aos atletas elites/sub-23, master 30 e 40.

A maratona curta tem uma distância de 75 quilómetros com um total de acumulado de 1800 metros e destina-se a atletas masculinos master 50, 60 e paraciclistas, bem como para todas as categorias femininas. Para os atletas masculinos e femininos não federados realiza-se a meia-maratona, com uma distância de 45 quilómetros com um desnível acumulado positivo de 980 m. A abertura de secretariado no dia de prova acontece às 7h30, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos às 9h00 e o arranque das provas às 9h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 15h30.

 

Rascunho automático 2230

 

 

“A Visita da Velha Senhora”

sex_20 out_21h30 | Centro Cultural

 

Ainda por Paredes de Coura, esta sexta-feira o Centro Cultural recebe a pelas 21h30 “A visita da Velha Senhora”, pelo +TAC – Mais Teatro Amador Courense.

A Visita da Velha Senhora é uma peça de teatro do autor suíço Friedrich Dürrenmatt que explora o dilema entre a ética e o dinheiro. Uma viúva rica volta à sua cidade natal para se vingar do homem que a abandonou grávida na juventude. Ela oferece uma fortuna aos moradores para que eles matem o homem, que é um comerciante respeitado.

A peça mostra como a tentação do dinheiro corrompe os valores morais dos habitantes da cidade e como a justiça pode ser manipulada por interesses pessoais.

Texto: Friedrich Dürrenmatt
Encenação: Luís Filipe Silva
Interpretação: Lola Sousa, Alexandre Carvalho, Isabel Cunha, Rafael Pereira, Carolina Saraiva, Carlos Ruivo, Paulo Castro, Júlio Montenegro, Maria José Esteves, Manuela Cunha, Xina Dantas.
Música: Alexandre Carvalho
Cenografia, figurinos e sonoplastia: Mariana Carapinha
Produção: Comédias do Minho

 

 

Rascunho automático 2228

 

 

 

 

 

Paços do Município

2023.10.18

Listagem de documentos