Município de Paredes de Coura

Loading
O sítio onde os meninos voam
O sítio onde os meninos voam   “O sítio onde os meninos voam” é a instalação concebida por Madalena Martins para a Rua Conselheiro Miguel Dantas, onde mais uma vez reinterpreta histórias e materiais, devolvendo emoções ao espaço público. Com esta instalação, a artista plástica remete-nos para o ‘Mundo ao Contrário’, que este ano mais […]
publicado a 6 de Agosto de 2021

O sítio onde os meninos voam

 

“O sítio onde os meninos voam” é a instalação concebida por Madalena Martins para a Rua Conselheiro Miguel Dantas, onde mais uma vez reinterpreta histórias e materiais, devolvendo emoções ao espaço público.

Com esta instalação, a artista plástica remete-nos para o ‘Mundo ao Contrário’, que este ano mais uma vez na sequência da pandemia não se realizou. Madalena Martins recorre a vários meninos-voadores, vindos dos diferentes continentes, para combater a tristeza que esta pandemia provocou, reinterpretando a história do ”Sítio das Coisas Selvagens”, de Maurice Sendak, que nos ilustra a vida de um menino que usa a imaginação para escapar para um sítio misterioso, onde faz amizade com monstros com superpoderes e se torna rei e responsável por evitar a tristeza daquele lugar.

Este novo ‘sítio misterioso’ é Paredes de Coura, mais propriamente a Rua Conselheiro Miguel Dantas, que com esta instalação ganha múltiplas cores emprestadas pelos muitos meninos-voadores que agora esvoaçam no céu de Coura, transmitindo uma sensação de liberdade.

A artista reutilizou materiais excedentes da instalação do Natal de 2020, bem como de instalações de anos anteriores, criando uma instalação sensorialmente atrativa, com cores apelativas a que ninguém fica indiferente.