Município de Paredes de Coura

Loading
Secretária de Estado do Turismo no lançamento do concurso para a concessão da Casa do Outeiro
Secretária de Estado do Turismo no lançamento do concurso para a concessão da Casa do Outeiro 2ª feira | 11 jan | 15h30 O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, convida o Órgão de Comunicação Social por si dirigido a assistir via online na página de Facebook do Município na próxima […]
publicado a 11 de Janeiro de 2021

Rascunho automático 1226

Secretária de Estado do Turismo no lançamento do concurso para a concessão da Casa do Outeiro

2ª feira | 11 jan | 15h30

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, convida o Órgão de Comunicação Social por si dirigido a assistir via online na página de Facebook do Município na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, pelas 15h30, à cerimónia de lançamento do concurso público para a concessão da Casa do Outeiro, no âmbito do Programa REVIVE, e que contará com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentar propostas com vista a transformar o local num estabelecimento hoteleiro ou em outro projeto de vocação turística. Para esta concessão por 50 anos está prevista uma renda mínima anual de 13 800 euros (1150€ mensais). A fase de licenciamento do projeto, bem como a realização das obras devem estar concluídas no prazo máximo de 4 anos.

A Casa do Outeiro, um solar setecentista enquadrado em meio rural, em Agualonga, integra um conjunto notável de solares do concelho de Paredes de Coura, que na região são preferencialmente denominados “Casas Grandes”. Teve a função agrícola como atividade predominante, face à extensão dos dois espigueiros existentes no terreno fronteiro à casa. A propriedade possui uma área total de 10.443,30 m² e uma área edificada de 2.353,54 m², a que acresce ainda uma área de possível ampliação.

Atualmente pertence ao município, depois de durante séculos ter sido propriedade, bem como as quintas vizinhas, da família d’Antas. No séc. XIX, por casamento, os seus proprietários passaram a usar o título de Viscondes do Peso de Melgaço. Apresentando um amplo corpo de construção de diferentes épocas, a arquitetura da Casa do Outeiro vagueia pelo maneirismo, pelo barroco, e numa fase mais tardia, pelas linhas simples e direitas de finais do século XIX.

 

Toda a informação sobre o novo concurso fica disponível no site do Programa REVIVE a partir da data do seu lançamento.  

https://vimeo.com/498151529 (pass: outeiro)  

Paços do Município

2021.01.08

Listagem de documentos