Município de Paredes de Coura

Loading
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA ESCOLA
PAREDES DE COURA NA PRIMEIRA LINHA PARA RECEBER RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA ESCOLA Paredes de Coura está na primeira linha dos municípios que vão receber residências artísticas nas escolas, na sequência do desafio colocado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, aquando da inauguração das Obras de Reabilitação do Centro Cultural. “Um bom desafio que abraçaremos com […]
publicado a 31 de Julho de 2019

PAREDES DE COURA NA PRIMEIRA LINHA PARA RECEBER RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA ESCOLA

Paredes de Coura está na primeira linha dos municípios que vão receber residências artísticas nas escolas, na sequência do desafio colocado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, aquando da inauguração das Obras de Reabilitação do Centro Cultural.
“Um bom desafio que abraçaremos com muito empenho”, retribuiu Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, depois da Ministra da Cultura sugerir que Paredes de Coura poder vir a acolher uma das primeiras residências artísticas que o Governo vai lançar nas escolas como incentivo às artes e incluída no Plano Nacional das Artes.
Ainda antes da ministra elogiar a importância que o Município dá ao “cruzamento entre a educação e a cultura”, Vitor Paulo Pereira destacou que Paredes de Coura não está quieta à espera que Lisboa fabrique e embale a oferta cultural: “Não gostamos de paternalismo cultural, nem temos hostilidade em relação ao centro. Em vez de reclamar do centro, procuramos construir a nossa própria centralidade cultural com o apoio do Ministério da Cultura”, exemplificando com o projeto intermunicipal Comédias do Minho e que tem o apoio da Direção Geral das Artes.
O presidente da Câmara recuperou as palavras do escritor e pensador francês André Malraux – “a cultura não se herda, conquista-se” – acrescentando que o renovado Centro Cultural de Paredes de Coura “é um lugar por excelência de cultura, mas também um lugar de conhecimento. É um Centro Cultural, mas também uma escola invisível que ensina as pessoas a conhecer com coração e a conhecer aquilo que nos é distante ou que está afastado de nós”.
Uma forma de gestão municipal muito elogiada pela Ministra, para quem Paredes de Coura “colocou a cultura no centro do seu modelo de governação, com um impacte enorme no território”, pelo que as residências artísticas na escola vão permitir “colocar artistas a criar junto dos mais novos” incentivando à criação artística desde a escola.