Município de Paredes de Coura

Loading
“Problemas, conjecturas e teorias para um mundo melhor”
Colóquio sáb | 20 out | 9h30 – 18h00 | Centro Cultural de Paredes de Coura Reconhecidos nomes da área do conhecimento encontram-se amanhã, 20 outubro, entre as 9h30 e as 18h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura, para se debruçarem sobre o tema “Problemas, conjecturas e teorias para um Mundo Melhor”. Promovido pelo […]
publicado a 19 de Outubro de 2018

Colóquio

sáb | 20 out | 9h30 - 18h00 | Centro Cultural de Paredes de Coura

Reconhecidos nomes da área do conhecimento encontram-se amanhã, 20 outubro, entre as 9h30 e as 18h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura, para se debruçarem sobre o tema “Problemas, conjecturas e teorias para um Mundo Melhor”.

Promovido pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a CENFIPE - Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação / escolas associadas do Alto Lima e Paredes de Coura, este colóquio traz até esta vila minhota reconhecidos especialistas na área da História e das Ciências Sociais, como Fernando Catroga (Universidade de Coimbra), Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Manuel Loff (Universidade do Porto), Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra), Paulo Ferreira da Cunha (Universidade do Porto) e Norberto Ferreira da Cunha (Universidade do Minho).

“Herança e desafios na construção da cidadania”, por Fernando Catroga, “O fascismo e as crises do sistema liberal. Ensaio comparativo entre ontem e hoje”, por Fernando Rosas, “Democracias autoritárias do séc. XXI. O estado internacional de emergência e a transição autoritária”, por Manuel Loff, “Ciência, democracia e cultura científica”, por Carlos Fiolhais, “Justiça e políticas: para uma justiça mais livre, mais justa e mais fraterna”, por Paulo Ferreira da Cunha, e “A inevitabilidade da guerra e a sua compaginação com um mundo melhor”, por Norberto Ferreira da Cunha, são os temas a ser apresentados e aos quais se seguirá um debate com todos os intervenientes, pelo que merecerá a maior atenção de todos quantos comparecerão a este colóquio e dada a sua importância para compreendermos o mundo em que vivemos bem como a história das ideias, a sociologia do conhecimento e das ciências.

Fernando Catroga é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nos últimos anos do seu magistério regeu as disciplinas de Historiografia, Teoria da História e Seminários nos mestrados de História Contemporânea e Estudos sobre a Europa, bem como no Curso de Doutoramento em Altos Estudos em História, que dirigiu.              Entre outras funções universitárias foi Membro do Instituto de História e Teoria das Ideias; Diretor da Revista de História das Ideias; do Centro de História da Sociedade e da Cultura; e também presidiu à Comissão Científica do Grupo de História da FLUC.

Fernando Rosas é Professor catedrático jubilado de História Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Investigador do Instituto de História Contemporânea/Nova. Autor de larga bibliografia referente à História dos séculos XIX e XX de Portugal e da Europa, em particular sobre a História da I República e do Estado Novo.

Manuel Loff é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), é Professor Associado de História Contemporânea no Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigador no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e no Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcias (CEDID, Universitat Autònoma de Barcelona). Lecionou com diferentes estatutos na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (1994-96), na Universidad Autónoma de Madrid (1996-97) e na Universidade Hebraica de Jerusalém (2013).

Carlos Fiolhais doutorou-se em 1982 em Física Teórica na Universidade Goethe em Frankfurt/Main, na Alemanha, e é desde 2000 Professor Catedrático de Física
na Universidade de Coimbra. É autor de mais de 150 artigos científicos e de cerca de 60 livros científicos, pedagógicos e de divulgação.

Paulo Ferreira da Cunha é Catedrático e Diretor do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito (Universidade do Porto). É Licenciado, Mestre e Doutor em Direito, Ciências Jurídico-Políticas (Faculdade Direito Universidade Coimbra) e ainda Doutor em História / Filosofia do Direito (Universidade Paris II), Agregado em Direito Público (Universidade Minho), e Pós-Doutor (Faculdade Direito Universidade São Paulo, USP).

Norberto da Cunha é professor catedrático aposentado do Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Presidiu, durante anos ao “Centro de Estudos Lusíadas” da Universidade do Minho, foi Vice-Presidente do Conselho Cultural da mesma Universidade, presidiu ao Conselho de Cursos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da mesma Universidade e, durante anos, foi Diretor do Departamento de Filosofia e Cultura do mesmo Instituto.