Município de Paredes de Coura

Loading
Plano de Paisagem levou Coura ao Conselho da Europa
O Plano de Paisagem das Terras de Coura – o primeiro e único no país até ao momento – foi apresentado no “European Landscape Forum 2018 – Civilscape”, na cidade alemã de Aschaffenburg, nas imediações do maior polo financeiro germânico – Frankfurt. “A nossa paisagem é de uma riqueza inestimável e património único. Nós continuaremos […]
publicado a 6 de Março de 2018

O Plano de Paisagem das Terras de Coura – o primeiro e único no país até ao momento – foi apresentado no “European Landscape Forum 2018 – Civilscape”, na cidade alemã de Aschaffenburg, nas imediações do maior polo financeiro germânico – Frankfurt.

“A nossa paisagem é de uma riqueza inestimável e património único. Nós continuaremos a levá-la, como exemplo que é à Alemanha e a qualquer outro país do Mundo onde faça falta promovê-la”, destacou Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando que “quem não compreende o valor da paisagem e do ambiente, não compreende o futuro”.

Na apresentação perante um auditório internacional -- do qual fizeram parte Michel Prieur, da Universidade de Limoges e renomado especialista em Direito do Ambiente, e Michael Dower, responsável pela redação de importantes documentos para a Comissão Europeia para as políticas de Desenvolvimento Rural, e ambos redatores da atual Convenção Europeia da Paisagem que virão a Coura em setembro ao seminário internacional de encerramento do Plano de Paisagem --, o destaque não foi a singularidade por se tratar do primeiro plano em Portugal, uma vez que essa prática já existe um pouco por toda a Europa, mas sim pela participação pública privilegiada por Paredes de Coura e o grande envolvimento da população, nomeadamente da comunidade escolar. Ao identificarem problemas e perspetivando soluções, esta prática foi evidenciada como um exemplo de democracia e participação cívica para os restantes países europeus.

Envolvimento da população como exemplo de democracia e participação cívica

No entanto, de acordo com quem teve oportunidade de ver o registo vídeo da apresentação e o debate que se seguiu, as questões com maior destaque foram o Observatório da Paisagem, de âmbito internacional e com sede em Paredes de Coura, e o Projeto Portugal Mata Viva, apresentado há dias, ambos projetos decorrentes do Programa de Ação do Plano de Paisagem.

Recorde-se que o Plano de Paisagem das Terras de Coura constituiu um projeto-piloto a nível nacional, na aplicação da Convenção Europeia da Paisagem ao nível municipal e resultou da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Paredes de Coura ao Norte 2020 – Património Natural.

A elaboração do plano visou a definição de unidades de paisagem que caracterizam o território de Paredes de Coura, assim como a definição dos seus objetivos de qualidade, terminando com a elaboração de um Programa de ações, projetos e medidas de proteção, gestão e ordenamento para as Unidades de Paisagem. O processo contou, em todas as fases, com o envolvimento da população, contribuindo com a sua perceção sobre a paisagem local e, através dela, com o reconhecimento do seu valor.

A representação da equipa de trabalho no “European Landscape Forum 2018 – Civilscape” foi feita pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, na pessoa do presidente, Vitor Paulo Pereira, e do vice-presidente, Tiago Cunha, a cargo de quem ficou a apresentação para o auditório internacional e a defesa que se seguiu em debate, bem como pela Valminho Florestal, na pessoa do presidente Brandão Coelho, e pelo Centro de Estudos Arnaldo Araújo/ESAP e Leiras do Carvalhal, Lda, por Isabel Matias.