Município de Paredes de Coura

Loading
Paredes de Coura distribuiu mil árvores no Dia da Floresta Autóctone
Cada um dos mil alunos que fazem parte da comunidade educativa de Paredes de Coura recebeu exemplares de carvalhos, nogueiras e pinheiros mansos criados nos últimos meses em viveiro pelo Município e em colaboração com o Baldio de Linhares, como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone. Sob o lema de “não se esqueça […]
publicado a 23 de Novembro de 2018

Cada um dos mil alunos que fazem parte da comunidade educativa de Paredes de Coura recebeu exemplares de carvalhos, nogueiras e pinheiros mansos criados nos últimos meses em viveiro pelo Município e em colaboração com o Baldio de Linhares, como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone.

Sob o lema de “não se esqueça de plantar uma arvore. Todos juntos plantamos uma floresta”, os jovens courenses foram sensibilizados para a necessidade de promover e proteger a floresta autóctone, evidenciando o que ela nos dá e o quão importante é para a vida no planeta: “a ação parte da aposta clara que temos feito na valorização da paisagem em que a nossa floresta tem um papel fundamental”, explicou o presidente da Câmara, que juntamente com outros membros do executivo e duas equipas de sapadores florestais do concelho procederam ao ato simbólico de ofertar uma árvore.

“A proteção da floresta não é uma questão de vaidade, é uma questão de sobrevivência: as árvores retêm dióxido de carbono e produzem o oxigénio que precisamos para viver. A floresta garante-nos água e regula a temperatura do planeta. Acham que teremos futuro sem árvores e florestas?”, contrapôs Vitor Paulo Pereira no final da ação que teve como base a comunidade escolar, uma vez que a alteração de comportamentos futuros só se consegue com a educação das novas gerações.

As árvores foram distribuídas durante todo o dia pelas duas equipas de sapadores florestais do concelho que colaboraram ativamente em todo o processo e, além do ato simbólico de ofertar uma árvore, tinha em vista o reforço da sensibilização para comportamentos responsáveis na floresta.

O dia arrancou cedo com a distribuição gratuita de mais de mil árvores nas creches e jardins de infância, bem como nos serviços públicos. Ao final da tarde os esforços concentraram-se nas Escolas Profissional, Básica e Secundária de Paredes de Coura.

O Município tem programadas para o futuro outras ações, já não de caráter simbólico, em que pretende disponibilizar gratuitamente, em condições regulamentarmente definidas aos baldios e freguesias, árvores autóctones para repovoamento de áreas ardidas e povoamento de zonas com aptidão.