Município de Paredes de Coura

Loading
Paredes de Coura aposta no desenvolvimento estratégico
Orçamento 2019 com um valor global de 13,4 milhões de euros São 13,4 milhões de euros que permitirá a Paredes de Coura entrar no ciclo de desenvolvimento estratégico, depois de quatro Planos de Atividades e Orçamento que apostaram no crescimento industrial e económico. O Plano de Atividades e Orçamento para 2019 aprovado em Assembleia Municipal tem […]
publicado a 20 de Novembro de 2018

Orçamento 2019 com um valor global de 13,4 milhões de euros

São 13,4 milhões de euros que permitirá a Paredes de Coura entrar no ciclo de desenvolvimento estratégico, depois de quatro Planos de Atividades e Orçamento que apostaram no crescimento industrial e económico.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2019 aprovado em Assembleia Municipal tem como eixo a nova ligação de Paredes de Coura à A3: “com a nova ligação os novos projetos turísticos ganharão uma nova racionalidade e será mais fácil a sua concretização. As zonas industriais obterão uma maior competitividade e será possível uma maior diversidade de investimentos”, garantiu Vitor Paulo Pereira, recordando que os últimos orçamentos trouxeram “um período extraordinário de crescimento industrial que criou emprego, que gerou riqueza e que permitiu criar estabilidade financeira para as famílias. Simultaneamente recuperámos infraestruturas educativas, culturais e desportivas que tiveram uma grande influência na melhoria das condições de vida dos courenses. Apostámos em projetos estratégicos para o concelho ao mesmo tempo que requalificámos grande parte da rede viária municipal.   Investimos progressivamente na cultura, na educação, na floresta e na preservação da paisagem. Apoiamos empresários, pequenos produtores e os seus negócios. Ninguém ficou para trás”.

Com o mesmo rigor orçamental que caracterizaram estes últimos cinco anos, o presidente da Câmara de Paredes de Coura promete um novo ciclo: “o desenvolvimento é muito mais do que crescimento. Desenvolvimento consiste num processo multidisciplinar de mudança e de melhoria das condições de vida das pessoas. Estamos perante um orçamento que criará um melhor futuro. Um futuro de prosperidade com oportunidades para todos os courenses”.

Educação e cultura com 2 milhões de euros

A nova ligação a Paredes de Coura terá uma grande presença neste orçamento bem como dos anos seguintes. A ligação à A3 criará novas oportunidades para instalação de empresas diferentes e com outras tecnologias. Nesta estratégia insere-se também a nova obra do Mercado Municipal que arrancará brevemente e potenciará a criação de novos negócios e empresas associadas à tecnologia e ao empreendedorismo. “Nesta área associada à criação de novos empregos e à implantação novas indústrias vamos investir cerca de 1 M€”, explicou Vitor Paulo Pereira, para quem “apesar do desemprego em Coura estar muito abaixo da média nacional, estaremos sempre preocupados enquanto existir um desempregado em Paredes de Coura”.

A obra do centro Coordenador de Transportes está a finalizar, mas também obras associadas ao turismo como o Centro de Micologia da Paisagem Protegida de Corno do Bico terão inicio para breve, da mesma forma que já estão em execução o Centro de BTT, o Centro de Investigação de Castanheira e o percurso pedonal – Meandros do Coura. Um orçamento que também consolida o esforço de investimento nas freguesias, onde estão previstos investimentos de 650 mil euros repartidos pela rede viária e acordos de execução.

“Por convicção e amor, investimos muito na educação e na cultura. Nestas áreas o investimento será próximo dos 2 M€”, concretizou Vitor Paulo Pereira, sublinhando que continuará o apoio “a todas as instituições do concelho para que, unidos, possamos todos ajudar a construir um futuro bom para as nossas crianças, jovens e idosos. Penso que não seria ousado ou pretensioso dizer que em Paredes de Coura a criatividade e o empreendedorismo sopram por meio das casas, das árvores e das pessoas. É a revolução silenciosa, a revolução dos simples, que esperamos que traga muita felicidade para os nossos filhos”, concluiu.