Município de Paredes de Coura

Loading
Paredes de Coura acolhe o primeiro curso de promoção eficaz do veganismo. 28 e 29 outubro. Centro Cultural
Paredes de Coura acolhe este fim de semana, 28 e 29 de outubro, o primeiro Curso de Promoção Eficaz do Veganismo, do CEVA (Center for Effective Vegan Advocacy), com a presença de Melanie Joy, dos Estados Unidos da América, e Tobias Leenaert, da Bélgica, que já levaram esta formação a cinco continentes e com enorme […]
publicado a 26 de Outubro de 2017

Paredes de Coura acolhe este fim de semana, 28 e 29 de outubro, o primeiro Curso de Promoção Eficaz do Veganismo, do CEVA (Center for Effective Vegan Advocacy), com a presença de Melanie Joy, dos Estados Unidos da América, e Tobias Leenaert, da Bélgica, que já levaram esta formação a cinco continentes e com enorme sucesso.

Este curso, organizado pela Aliança Animal e a Associação Quinta das Águias, com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura, destina-se a pessoas que compreendem as vantagens de reduzir ou eliminar completamente o consumo de carne, peixe e laticínios e de adotar uma dieta vegana, e que pretendam partilhar esta escolha com outras pessoas de forma eficiente. Com este curso terão a oportunidade de aprender estratégias eficazes e a psicologia na qual se baseiam.

Melanie Joy, PhD, fez o seu percurso académico em Harvard, é psicóloga, uma oradora de renome, consultora organizacional, formadora e coach de relações. Escreveu o conhecido livro Why We Love Dogs, Eat Pigs, and Wear Cows: An Introduction to Carnism, bem como o mais recente Strategic Action for Animals and Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters. Melanie Joy foi a oitava pessoa a receber o Prémio Ahimsa – atribuído anteriormente a Dalai Lama e a Nelson Mandela – pelo seu trabalho pela não violência global, o Prémio Empty Cages – atribuído anteriormente a Tom Regan, pela sua contribuição para a promoção da causa dos direitos dos animais e o Prémio Peter Singer, pelas suas estratégias de minimização do sofrimento animal.

Tobias Leenaert, cofundador e codirector do Center for Effective Vegan Advocacy (CEVA), escreveu How to Create a Vegan World: a Pragmatic Approach, e é autor do blogue www.veganstrategist.org. Há muito tempo que dá palestras e estuda estratégias para o veganismo. Juntamente com Melanie Joy, dá cursos de promoção eficaz do veganismo em todo o mundo com o CEVA. Também foi cofundador da ProVeg, uma organização internacional pró-veganismo que tem a missão de reduzir o consumo de produtos animais em metade até 2040.

Nesta caminhada para o futuro que se quer mais saudável, mais sustentável e mais ético, a promoção do vegetarianismo é urgente e de interesse público. É importante promover uma alimentação vegetariana pelas seguintes razões:
1.       A produção de carne e laticínios é insustentável, uma vez que está a provocar a diminuição de recursos naturais e a destruição de ecossistemas vitais; atualmente, é também a maior causa das alterações climáticas.
2.       Dada a eficiência da sua produção, uma dieta vegetariana alimenta uma quantidade maior de pessoas e pode ajudar a erradicar a fome no mundo.
3.       A produção de animais para consumo humano de grande escala implica uma crueldade extrema no tratamento desses animais e cada vez mais pessoas têm essa consciência.
4.       Cada vez mais estudos científicos mostram que o consumo de uma dieta vegetariana reduz os riscos de contrair as doenças mais comuns, ao mesmo que tempo que promove uma melhoria da saúde.