Município de Paredes de Coura

Loading
LUTO MUNICIPAL PELA MORTE DE MANUEL DE OLIVEIRA LEMOS
LUTO MUNICIPAL PELA MORTE DE MANUEL DE OLIVEIRA LEMOS – REVERENDO PÁROCO DAS FREGUESIAS DE CUNHA, AGUALONGA E RUBIÃES O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de outubro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte do Padre Manuel de Oliveira Lemos, Pároco das Freguesias […]
publicado a 6 de Outubro de 2021

Rascunho automático 1226

LUTO MUNICIPAL PELA MORTE DE MANUEL DE OLIVEIRA LEMOS – REVERENDO PÁROCO DAS FREGUESIAS DE CUNHA, AGUALONGA E RUBIÃES

O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de outubro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte do Padre Manuel de Oliveira Lemos, Pároco das Freguesias de Cunha, Agualonga e Rubiães, vítima de doença prolongada.
Em nome do Município, dos seus órgãos eleitos e todos os seus colaboradores, também serão apresentadas sentidas condolências à família enlutada e a toda a comunidade que enfrenta o sentimento de perda.
Na nota de pesar assinada pelo presidente de Câmara, Vitor Paulo Pereira, o Município releva a sua vida dedicada a Paredes de Coura: “o exercício das funções pastorais por mais de trinta anos teve o mérito reconhecido com a medalha de mérito prateada atribuída em 10 de agosto de 2013 pelo Município de Paredes de Coura”.
Uma dedicação que atravessou sucessivas gerações, dado que Padre Manuel Lemos “desempenhou funções de professor da disciplina de Educação e Moral Religiosa Católica na Escola Secundária de Paredes de Coura, desde os anos 80 e até à recente reforma, marcando a formação de muitas gerações de jovens courenses com os quais sempre se manteve próximo, cultivando amizade e admiração”.
Esta dedicação à docência por mais de 30 anos foi reconhecida com a medalha de mérito prateada do Município, atribuída em 10 de agosto de 2020.
Recorde-se ainda, que o Padre Manuel Lemos teve também “particular importância no plano social e desportivo uma vez que, enquanto jovem pároco, foi um incontornável ponta de lança do Sporting Clube Courense por várias épocas e, depois de terminar a sua carreira desportiva como jogador, manteve-se sempre fervoroso adepto e incansável entusiasta”, acrescenta o despacho do Município, que destaca do ponto de vista humano “a sua personalidade dinâmica, o seu bom humor, a gargalhada contagiante e a extrema bondade que deixa uma marca forte na nossa comunidade”.
O Padre Manuel de Oliveira Lemos nasceu a 9 de dezembro de 1954, em Paradamonte, freguesia de Britelo, concelho de Ponte da Barca e é filho de António Amorim Lemos e de Aurora Alves de Oliveira, sendo o mais velho de 6 irmãos. Em outubro de 1965 entrou para o Seminário de Nossa Senhora da Conceição em Braga e, seguidamente, frequentou o Seminário Conciliar de Braga, onde tirou o Curso Superior dos Seminários Diocesanos de Braga, tendo sido ordenado sacerdote em 22 de julho de 1979.
Em 15 de agosto de 1979 celebrou Missa Nova na Capela de Santa Isabel da Hungria, no lugar de Paradamonte, sua aldeia natal, e em novembro de 1979 é nomeado Pároco de Extremo e Padroso, nos Arcos de Valdevez.
Em 10 de setembro de 1981 frequentou o Curso de Capelão na Academia Militar em Lisboa e, seguidamente, de outubro de 1981 a setembro de 1983, desempenhou funções de Capelão Militar, como Alferes, no regimento de Comandos da Amadora.
Em 16 de outubro de 1983 tomou posse como Pároco de Cunha, Agualonga e Rubiães onde exerceu até à presente data.
Paços do Município
2021.10.06

 

Listagem de documentos