Município de Paredes de Coura

Loading
Jornadas Micológicas do Corno de Bico
Paredes de Coura volta a acolher este sábado, 1 de dezembro, a partir das 8h30, mais uma edição das Jornadas Micológicas do Corno de Bico. Organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, esta XIª edição das Jornadas Micológicas do Corno do Bico decorrerá no CEIA (Centro de […]
publicado a 30 de Novembro de 2018

Paredes de Coura volta a acolher este sábado, 1 de dezembro, a partir das 8h30, mais uma edição das Jornadas Micológicas do Corno de Bico. Organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica ‘A Pantorra’, esta XIª edição das Jornadas Micológicas do Corno do Bico decorrerá no CEIA (Centro de Educação e Interpretação Ambiental), contemplando, entre outras atividades, um passeio micológico orientado por especialistas, com o já o tradicional piquenique onde será possível degustar as diversas propostas gastronómicas apresentadas pelos participantes, baseadas em cogumelos silvestres e de produção.

A edição deste ano das Jornadas Micológicas do Corno de Bico contará igualmente com uma oficina de identificação, catalogação e exposição das espécies recolhidas durante o percurso micológico.

As jornadas culminam com a tradicional Ceia Micológica, aberta ao público, em que os cogumelos silvestres são príncipes à mesa e prometem fazer as delícias da mico gastronomia.

No concelho de Paredes de Coura, associada à variedade de habitats, existe uma grande diversidade de espécies de cogumelos, tendo-se já catalogado cerca de 200 espécies ao longo da última década.

A diversidade de espécies incentivou o surgimento das Jornadas Micológicas do Corno de Bico desde 2009 com o objetivo de sensibilizar para a valorização dos recursos micológicos da Paisagem Protegida de Corno de Bico e, genericamente, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património natural e cultural do concelho de Paredes de Coura. As jornadas assentam na micologia, ciência que estuda os fungos, como vetor de desenvolvimento turístico do território. Estes encontros integram diversas atividades tais como palestras, workshops, mostras, passeios e a gastronomia.

PONTO DE ENCONTRO

CEIA: Chã de Lamas, 4940-710 Vascões (Coordenadas: 41°54'48"N / 08°29'33"W)

Telefone: +351 251 780 126 / Telemóvel: +351 92 740 15 00

Programa:

08:30 h – Receção aos Participantes (CEIA)
09:15 h – Briefing da Atividade
09:30 h – Saída para o Passeio Micológico na PPCB
12:30 h – Piquenique partilhado (cada participante apresenta um petisco da sua autoria)
14:00 h – Passeio Micológico (continuação)
16:30 h – Regresso ao Ceia (merenda)
17:00 h – Oficina de Identificação e Catalogação de espécies recolhidas no passeio micológico
19:00 h – Abertura da exposição temporária dos cogumelos recolhidos
20:00 h – Deslocação para o restaurante “Abrigo do Taboão”
20:30 h - Ceia Micológica – Sabores Micológicos de Outono
(Diversas propostas gastronómicas à base de cogumelos silvestres, propostas pelo chef Mário Ribeiro)
23.00 h – Encerramento das XI Jornadas Micológicas do Corno de Bico
(Dr. Tiago Cunha – Presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida do Corno de Bico)