Município de Paredes de Coura

Loading
Escola nova para crianças com futuro
“Estamos num dia de festa de intensa felicidade”, reconheceu Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, na cerimónia de Inauguração das Obras de Requalificação da Escola Básica e Secundária, num investimento de quase 2,5 M€ (dois milhões e meio de euros), ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura […]
publicado a 12 de Junho de 2019

“Estamos num dia de festa de intensa felicidade”, reconheceu Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, na cerimónia de Inauguração das Obras de Requalificação da Escola Básica e Secundária, num investimento de quase 2,5 M€ (dois milhões e meio de euros), ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização das Escolas sob o patrocínio do Ministério da Educação.

Na iniciativa que contou com a presença de Tiago Brandão Rodrigues, Vitor Paulo Pereira não escondeu que tão ilustre convidado “tem feito um esforço gigante na melhoria das nossas escolas”, mostrando-se grato para com o titular da pasta da Educação: “tem feito um bom trabalho por todo o país, mas também pelo Alto Minho. Tem partilhado projetos e despesas, porque a educação é uma questão de nós todos”, acrescentando que “a educação é fundamental, no sentido de dotar todos os recursos humanos desde o início”.

Já Tiago Brandão Rodrigues não conteve a emoção por ter regressado às origens – “sou um privilegiado por ter voltado à minha escola” --, traçou os avanços na educação do Portugal contemporâneo e não escondeu o orgulho pela escola que “aceita as diferenças, toda a gente e que promove a equidade para todos”, surpreendendo também os presentes com a dotação financeira para a requalificação do pavilhão gimnodesportivo da escola.

Pavilhão gimnodesportivo vai ser requalificado

A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura é uma construção com mais de 30 anos. Apresentava um coeficiente de vetustez 7 e, por ser evidente o seu estado de degradação desde há vários anos, integrou a fase 3 do Programa de Modernização do Parque Escolar. Com a aprovação da candidatura a fundos comunitários e consequente execução em obra, o Município de Paredes de Coura vê concretizado um sonho antigo de requalificação uma vez que as condições de degradação do edifício já punham em causa o bom desenvolvimento da aprendizagem escolar.

Este equipamento escolar concentra alunos desde o 2º ciclo até ao secundário, pelo que a sua requalificação permite dar melhores condições a alunos e professores e ainda diversificar a oferta formativa. Com a reabilitação deste equipamento existirão 33 salas, sendo que 8 correspondem a laboratórios, TIC e expressão dramática, e 2 salas de grandes grupos dedicadas a atividades conjuntas pelo que salas de aula serão no total 23.

Esta escola, para além de albergar os alunos do ensino obrigatório, também conta com cerca de 100 alunos do ensino articulado que frequentam o curso básico de música através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Paredes de Coura, a Academia de Música de Viana do Castelo e o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.