Município de Paredes de Coura

Loading
Escola do Rock reúne 50 jovens músicos dos 13 aos 24 anos de todo o país
Escola do Rock reúne 50 jovens músicos dos 13 aos 24 anos de todo o país residência com Spinifex Sings até 22 julho | PAREDES DE COURA Arrancou a semana mais aguardada na Escola do Rock de Paredes de Coura, que até sexta-feira, 22 de julho, reúne 50 jovens músicos, dos 13 aos 24 anos, […]
publicado a 18 de Julho de 2022

Rascunho automático 1226

Escola do Rock reúne 50 jovens músicos dos 13 aos 24 anos de todo o país

residência com Spinifex Sings

até 22 julho | PAREDES DE COURA

Arrancou a semana mais aguardada na Escola do Rock de Paredes de Coura, que até sexta-feira, 22 de julho, reúne 50 jovens músicos, dos 13 aos 24 anos, de todo o país e da vizinha Galiza, para uma intensa semana de partilha inclusive com a banda residente Spinifex Sings, um conjunto com base em Amesterdão e que apresenta no seu projeto duas vocalistas convidadas, Priya Purushothaman, de Mumbai, e Björk Nielsdottir, da Islândia.
Tendo por referência o Centro Cultural de Paredes de Coura, onde a Escola do Rock regressa depois de por ali já ter lecionado em 2015, os participantes vão ter a oportunidade de passar uma semana intensiva a aprender música num modelo diferente das escolas de música formais e do ensino articulado.
Na seleção para a turma deste ano muitos candidatos ficaram pelo caminho, tal foi, mais uma vez, a enorme procura pela Escola do Rock, ao ponto de se terem candidatado dezanove bateristas e todos muito bons. A turma de 50 alunos deste ano tem jovens músicos de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Famalicão, Paredes de Coura e da vizinha Galiza, entre muitas outras localidades.
A Escola do Rock tem o muito esperado espetáculo de apresentação final na sexta-feira, 22 de julho, com a particularidade de mais uma vez todos os integrantes subirem ao palco para a apresentação de um concerto que antecipará futuras digressões que, em edições anteriores, levaram os jovens músicos a palcos icónicos como o Festival Vodafone Paredes de Coura, NOS Primavera Sound, Surfing The Lérez, Serralves em Festa, Casa da Música e várias outras salas em toda a Península Ibérica.
A Escola do Rock é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, que em 2015 foi distinguido com o Prémio UM-Cidades instituído pela Universidade do Minho. Com direção de formação e atividades do Space Ensemble, a Escola do Rock disponibiliza uma equipa de artistas/formadores profissionais, com especializações variadas em ensino de música, que facilitam o processo de aprendizagem, desconstruindo os métodos tradicionais de forma a potenciar as capacidades técnicas e criativas de todos os alunos.

CONCERTO
𝗦𝗣𝗜𝗡𝗜𝗙𝗘𝗫 𝗦𝗜𝗡𝗚𝗦
Centro Cultural de Paredes de Coura
21 jul - quinta-feira - 22h00

SPINIFEX é conjunto com base em Amesterdão, apresenta-se no projeto SPINIFEX SINGS com duas vocalistas convidadas, Priya Purushothaman, de Mumbai, e Björk Nielsdottir, da Islândia. Enraizado na abordagem idiossincrática, Spinifex combina sonoridades do punk rock e do metal ao free jazz. Nesta especial colaboração o grupo aventura-se no cruzamento destes territórios com os da música lírica e poesia.
Priya Purushothaman e Björk Nielsdottir estão entre as vozes mais prodigiosas de sua geração: Priya no gênero Música Clássica Hindustani, e Björk na música clássica contemporânea e teatro musical, bem como na música improvisada.

Ficha artística
Priya Purushothaman (IND), Björk Nielsdottir (IS) – vozes
Tobias Klein (DE) - saxofone alto
Bart Maris (BE) - trompete
John Dikeman (US) - saxofone tenor
Jasper Stadhouders (NL) - guitarra
Gonçalo Almeida (PT)- baixo
Philipp Moser (DE) - bateria

𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗲, por ordem de chegada, sujeita à lotação da sala.

Paços do Município
2022.07.18

Listagem de documentos