Município de Paredes de Coura

Loading
Escola do Rock partilha experiências no projeto europeu Play2Grow
  Escola do Rock partilha experiências no projeto europeu Play2Grow     “A Escola do Rock de Paredes de Coura participou na iniciativa “Train the Trainers”, do projeto Play2Grow, financiado pelo programa Eramus+, e do qual o Município de Paredes de Coura é líder. A iniciativa reúne parceiros como o Município de Tomiño, SFOM- Scuola […]
publicado a 23 de Novembro de 2020

Rascunho automático 1134

 

Escola do Rock partilha experiências no projeto europeu Play2Grow

 

 

"A Escola do Rock de Paredes de Coura participou na iniciativa “Train the Trainers”, do projeto Play2Grow, financiado pelo programa Eramus+, e do qual o Município de Paredes de Coura é líder. A iniciativa reúne parceiros como o Município de Tomiño, SFOM- Scuola di Formazione e Orientamento Musicales, EOSA e Space Ensemble, contando também com os convidados externos Orquestra SondeSeu, de Vigo, o SoL Music Network, de Madrid, a Fundação Paideia da Coruña, a Associação Ecoembes de Madrid, e o Estúdio Bonobo, em Pontevedra, como projetos inovadores e de sucesso."

Esta iniciativa que decorreu ao longo da semana, entre 16 e 20 de novembro, sempre online, teve por objetivo a formação dos youth workers, de maneira a promover competências e habilidades essenciais que possam ser transmitidas através da música, nas suas escolas e organizações.

Ao longo da semana, parceiros e convidados externos apresentaram e promoveram as suas boas práticas relacionadas com o projeto, fomentando assim o espírito de partilha e discussão, permitindo a todos aprender novos métodos de ensino e formas de trabalhar. As doze práticas foram divididas segundo os temas Boot Camps, Métodos Musicais, Programas de Aceleração e Management de Bandas, e Inclusão através da Música, com o último dia do “Train the Trainers” dedicado à discussão geral dos tópicos e partilha de conclusões.

Assim, no primeiro dia do projeto foi apresentado o ‘Summer Camp’, de Aosta, Itália, bem como o ‘Summer Camp e Musical Camp de Tomiño’, Espanha. O segundo dia foi dedicado aos métodos de ensino, começando com a SFOM, de Aosta-Itália, que apresentou o Método Suzuki, e o SFOM Pop&Rock Workshop da SFOM. Por sua vez, a Orquestra SondeSeu, de Vigo, deu a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

O terceiro dia do “Train the Trainers” começou com a presença da SoL Music Network, de Madrid, e a Fundação Paideia, que deram a conhecer as estratégias para a promoção de bandas/eventos musicais. O dia terminou com dois projetos portugueses: a Escola do Rock e o seu Programa de Bandas Residentes, apresentados por Nuno Alves. O último dia de promoção das boas práticas foi dedicado à inclusão, começando com o projeto ‘Música del Reciclaje’, da Ecoembes, em Madrid, uma orquestra inclusiva que usa instrumentos reciclados. Já os Estúdios Bonobos, de Pontevedra, deram a conhecer o Projeto ArteCalavera, numa sessão que terminou com as iniciativas Troca de Instrumentos e Ensemble de Clarinetes de Goián, de Tomiño.

Com este “Train the Trainers”, do projeto Play2Grow, foi possível proporcionar uma grande partilha de conhecimentos, em que foram debatidos projetos e formas de trabalhar, sempre com o objetivo, por parte dos youth workers, de inclusão de novos métodos de ensino, trabalho, e novos projetos, nas suas respetivas escolas e organizações.

 

 

Paços do Município

2020.11.20

Listagem de documentos