Município de Paredes de Coura

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‘’Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?’’
Ação no âmbito do projeto School4All-Paredes de Coura 10 jan | 18h00 | Escola Básica de Paredes de Coura O Município de Paredes de Coura, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, irá realizar no âmbito do projeto School4All, no dia 10 de janeiro, pelas 18h00, uma ação de sensibilização com […]
publicado a 9 de Janeiro de 2020

Ação no âmbito do projeto School4All-Paredes de Coura

10 jan | 18h00 | Escola Básica de Paredes de Coura

O Município de Paredes de Coura, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, irá realizar no âmbito do projeto School4All, no dia 10 de janeiro, pelas 18h00, uma ação de sensibilização com a temática ‘’Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?’’, na Escola Básica de Paredes de Coura.
Esta iniciativa contará com a participação de Teresa Castro, investigadora com interesses de pesquisa na vida digital das crianças e mediação parental dos meios digitais. Teresa Castro colabora com o Centro Internet Segura (FCT) e com o Instituto de Apoio à Criança na escrita de livros sobre a utilização segura das tecnologias digitais da coleção “Alerta Premika! Risco online detetado”. É também investigadora associada na Unidade de Investigação de Criminologia e Ciências do Comportamento, do Instituto Superior da Maia.
No final da sessão ‘’Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?’’ será apresentada a Plataforma+Sucesso, um recurso pedagógico destinado à comunidade educativa do 1º ciclo do ensino básico (alunos, docentes, coordenadores e encarregados de educação), proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador de aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias. Este projeto perspetiva o reforço de competências das crianças para desempenharem um papel ativo na comunidade.

School4All-Paredes de Coura é uma candidatura que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar PIICIE – Alto Minho School4All e cujo principal objetivo é a diminuição dos níveis de retenção e abandono escolar no Município de Paredes de Coura. Neste âmbito, o Município de Paredes de Coura, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, tem desenvolvido seis ações, nomeadamente:

• Plataforma+Sucesso Escolar: Plataforma de aprendizagem, colaboração e partilha

• Experimenta! A arte como farol – Uma medida de enriquecimento curricular da Disciplina de Português, promovendo a leitura e aprendizagem da língua portuguesa, bem como despertar o lado criativo, cultural e empreendedor dos alunos.

• Práticas Performativas na Escola – generalização do ensino da Música para todos os alunos do primeiro ciclo em coadjuvação com o professor titular de cada turma, e a cargo de uma professora da Academia de Música de Viana do Castelo. Esta ação tem o propósito de despertar o lado artístico e pedagógico dos alunos, sendo o trabalho desenvolvido ao longo dos períodos letivos e apresentado em dois momentos diferentes, através de audições apresentadas à comunidade.

• LEGO| recurso pedagógico - Relativamente ao Lego, recurso pedagógico dirigido aos alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, pode ser visto por toda a comunidade em formato de exposição e espaço de brincadeira durante todo o ano letivo. Trata-se de uma ação versátil, atraente e totalmente reutilizável. Existe um contacto regular com os docentes, podendo os mesmos utilizar a ‘’Caixa dos Brinquedos’’ ou os responsáveis deste equipamento trabalharem em contexto dos jardins de infância.

• Observatório Municipal da Educação - Relativamente ao Observatório da Educação, é tripartido por três componentes: Portal de Educação, Carta Educativa e uma Plataforma. Estes espaços permitem a publicação e partilha de informações de carácter educativo, bem como a disposição do trabalho estatístico. Toda esta informação tem sido sujeita a recolha e encontra-se em fase de análise, nomeadamente focando-se nos níveis negativos e números de retenções dos alunos.

• Equipa multidisciplinar - A equipa multidisciplinar (apoio psicológico) tem desenvolvido o acompanhamento de alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas, tendo como principal propósito apoiar os estudantes no processo de desenvolvimento pessoal. Ações de capacitação com as temáticas “Projetar o futuro”, “Ansiedade face aos exames” e “Métodos de estudo” para os alunos do ensino secundário, bem como ‘’Primeiros Socorros’’ e ‘’Gestão de indisciplina na escola’’ onde os Assistentes Operacionais são também envolvidos neste âmbito.

Paços do Município
2020.01.09