Município de Paredes de Coura

Loading
Cozido à Moda de Coura
O ‘Cozido à Moda de Coura’ vai à mesa este fim de semana, 11 e 12 de maio, em oito restaurantes de Paredes de Coura, que elegeram este suculento e saboroso prato courense como a mais nobre das iguarias para estes dias em que o sol ainda teima em esconder-se. O Barbaças, Romântica, Albergaria, O […]
publicado a 10 de Maio de 2019

O ‘Cozido à Moda de Coura’ vai à mesa este fim de semana, 11 e 12 de maio, em oito restaurantes de Paredes de Coura, que elegeram este suculento e saboroso prato courense como a mais nobre das iguarias para estes dias em que o sol ainda teima em esconder-se.
O Barbaças, Romântica, Albergaria, O Furão, Miquelina, Xisto, Abrigo do Taboão e Os Mouras são os oito restaurantes aderentes a esta iniciativa promovida pelo Município de Paredes de Coura, que complementa este fim de semana gastronómico com outras iniciativas que trazem por estes dias maior animação e procura por esta bonita vila no coração do Alto Minho.
Por exemplo, o sábado à noite tem o Encontro de Rusgas e Concertinas, enquanto a tarde de domingo é preenchida pelo Encontro de Folclore. A manhã de sábado e domingo ainda contempla uma Mostra de Sabores das Terras de Coura, estando reservado para a tarde de domingo as sempre entusiasmantes ‘Corridas de Carrinhos de Rolamentos’ com os bólides que fizeram o encanto de outras gerações a proporcionarem um colorido diferente nas sinuosas ruas courenses, desde a estrada de Sequeiró até à Avenida de Cenon.
O Encontro de Folclore, no domingo, tem por palco o Largo Visconde de Mozelos e por lá vão passar o Rancho Folclórico da Associação Cultural Recreativa de Paredes de Coura, o Grupo Etnográfico de Paredes de Coura, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira (Mealhada) e o Rancho Folclórico Etnográfico de Ramalhais (Marco de Canaveses), numa iniciativa sob a organização do Rancho da Associação Cultural Recreativa e desportiva de Paredes de Coura.

A gastronomia é uma expressão de cultura e de bem viver. Os saberes e sabores tradicionais evidenciam os produtos locais de que o Homem dispunha para a sua alimentação, os modos e as formas que foi apurando para os tornar mais úteis, mais saborosos e agradáveis.
Paredes de Coura possui um vasto e rico património gastronómico, assente em produtos naturais e ecológicos de uma sã economia rural. Destacamos a truta do rio Coura, os deliciosos enchidos, as carnes de cabrito, anho e de cachena criados nos nossos montes, assim como a mítica batata da boalhosa e a saborosa couve galega. Toda esta variedade de pratos regionais e de cozinha tradicional torna-se um deleite para o nosso palato.