Município de Paredes de Coura

Loading
Cortejo Histórico marca regresso das Festas do Concelho
O Cortejo Histórico, a 13 de agosto, um sábado, marca o regresso das nossas Festas do Concelho, que já a partir desta segunda-feira e depois de um hiato de dois anos devido à pandemia, nos traz um programa que contempla as habituais iniciativas com que ano após ano celebramos estas festividades que são uma referência […]
publicado a 1 de Agosto de 2022

O Cortejo Histórico, a 13 de agosto, um sábado, marca o regresso das nossas Festas do Concelho, que já a partir desta segunda-feira e depois de um hiato de dois anos devido à pandemia, nos traz um programa que contempla as habituais iniciativas com que ano após ano celebramos estas festividades que são uma referência da nossa identidade courense, como o Dia do Concelho, a Festa do Emigrante, o Festival de Folclore, as Bandas de Música, os Grupos de Bombos e os muitos arraiais que nos permitem conviver, reviver amigos e reencontrar todos aqueles que procuraram noutras paragens uma vida melhor.

O Cortejo Histórico que vai percorrer a nossa vila traz-nos à memória os aspetos mais relevantes da nossa história comum, desde a Terra de Coyra até aos nossos dias, percorrendo marcos importantes como a concessão do Foral do Concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também recordando figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro.

Neste quadro histórico figurado, o nosso Cortejo Histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival.

‘O Mundo a Dançar’ com o melhor folclore do Mundo

Quanto ao restante programa das Festas do Concelho, estas arrancam já esta segunda-feira à noite, com o ‘O Mundo a Dançar’, com o Ballet Folclórico Municipal  de Rancagua (Chile), o American Footworks Dance Company (Estados Unidos da América), a Liga Tari Mahasiswa ‘Kridabudaya’ (Indonésia) e o Student Folk and Dance Ensemble ‘Poloniny’ (Polónia), proporcionando a todos os que passam por Paredes de Coura os tons e os sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também dão a conhecer as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.

Com um cartaz apelativo que se estende por duas semanas, as Festas do Concelho de Paredes de Coura são motivo de orgulho para muitos courenses que, por estes dias, reencontram amigos e familiares e regressam à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.

Assim, já na noite de 8 de agosto há a 3ª Descida do Emigrante para carrinhos de rolamentos e no dia seguinte a Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos o Museu Regional de Paredes de Coura, com petiscos tradicionais e muita música. Um reencontro animado pela música ao vivo de Sávio Pinho, mas também pela Rusga dos Courenses em Paris que dão as boas-vindas a estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento.

Noite de Fados com Katia Guerreiro

A 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho é no Salão Nobre dos Paços do Concelho e à noite há a habitual Noite de Fados com Katia Guerreiro, no adro da Capela do Espírito Santo.

O Festival de Folclore, a 12 de agosto, traz este ano ao Largo Hintze Ribeiro o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Poiares (Ponte de Lima), Associação do Grupo Folclórico de Macada (Vimieiro, Braga), Rancho Folclórico de Sopo Sopo (Vila Nova de Cerveira) e Grupo Etnográfico da Associação de Paredes de Coura, enquanto a noite se prolonga com o grupo musical Fator Jota, no Largo 5 de Outubro.

Neste mesmo local, na noite de 11 de agosto há Hugo Band, enquanto a noite do dia 13 nos reserva os Kalhambeke, num programa das Festas do Concelho ao qual não faltam as Bandas de Música de Vilela e Pevidém, bem como o ribombar dos tradicionais grupos de bombos, como os Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe).