Município de Paredes de Coura

Loading
Bolsas de Estudo do Ensino Superior-Abertura de Candidaturas
Estão abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de estudo do ensino superior relativas ao ano letivo 2017/2018, ao abrigo do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo de Paredes de Coura. O prazo decorre até 18 de dezembro de 2017 e as candidaturas deverão ser apresentadas, devidamente instruídas, no Balcão Único do Município de Paredes […]
publicado a 7 de Novembro de 2017

Estão abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de estudo do ensino superior relativas ao ano letivo 2017/2018, ao abrigo do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo de Paredes de Coura. O prazo decorre até 18 de dezembro de 2017 e as candidaturas deverão ser apresentadas, devidamente instruídas, no Balcão Único do Município de Paredes de Coura ou remetidas por correio para a Câmara Municipal de Paredes de Coura, Largo Visconde de Moselos, 4940-525 Paredes de Coura. Os interessados deverão consultar o Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo de Paredes de Coura, disponível na página do Município (www.paredesdecoura.pt), onde se encontra toda a informação relevante para efeitos de candidatura.

O Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo foi, recorde-se, alterado em abril de 2015.

Entre as alterações aprovadas, destacam-se a valorização das atividades de voluntariado, através de um regime de bonificação, com vista à discriminação positiva dos estudantes que comprovadamente colaboram em atividades de voluntariado. Consagra-se igualmente a majoração aos voluntários dos Bombeiros de Paredes de Coura que se encontram a frequentar o ensino superior. A atribuição de bolsas de estudo integra-se numa estratégia mais ampla de apoio às famílias e à fixação da população que contempla ainda, entre outros apoios, a comparticipação da frequência de creche e das refeições no jardim-de-infância e o subsídio de natalidade.

No que diz respeito aos apoios diretamente relacionados com a educação, a autarquia financia o ensino de inglês, expressão musical e movimento em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e apoia o ensino de música desde a creche até ao 9º ano de escolaridade, em protocolo com a Academia de Música de Viana do Castelo. Garante ainda, entre outros apoios, o transporte de visitas de estudo em todos os níveis de escolaridade, o transporte gratuito aos alunos até ao 9º ano de escolaridade, a comparticipação de livros de fichas e refeições no 1º ciclo e o material escolar aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, bem como o prolongamento de horário gratuito nos estabelecimentos públicos de ensino pré-escolar.