Município de Paredes de Coura

Loading
Assembleia Municipal histórica em tempos de pandemia
                                                                        Assembleia Municipal histórica em tempos de pandemia Todos os membros da AM convidados a partilhar os seus testemunhos no seio da comunidade courense A Assembleia Municipal de Paredes de Coura volta a reunir esta sexta-feira, dia 26 de junho, pelas 20h30, depois de meses de interregno na sequência da pandemia COVID-19. Desta vez, a […]
publicado a 24 de Junho de 2020

                                                                        Assembleia Municipal histórica em tempos de pandemia

Todos os membros da AM convidados a partilhar os seus testemunhos no seio da comunidade courense

A Assembleia Municipal de Paredes de Coura volta a reunir esta sexta-feira, dia 26 de junho, pelas 20h30, depois de meses de interregno na sequência da pandemia COVID-19. Desta vez, a reunião magna tem a particularidade de se realizar no Salão Polivalente do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, num espaço mais amplo do que o habitual Salão Nobre dos Paços do Concelho, o que permitirá receber todos os elementos que compõem este órgão, salvaguardando as necessárias medidas preventivas e de proteção ditadas pelas autoridades de saúde.
Na verdade, esta sexta-feira realizar-se-á o equivalente a duas assembleias ordinárias, a de abril e a de junho, uma vez que a primeira, provavelmente a única no período pós-revolução, foi suspensa devido à declaração do Estado de Emergência. Serão obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de 2 metros entre participantes, respeitando o limite de concentração de pessoas de 0,5 por m2. Por essa razão, e de modo a garantir as condições de saúde e segurança de todos, é inevitável a limitação da assistência de público.
O primeiro ponto do Edital desta Assembleia sinaliza o tempo singular em que se vive. Foi solicitado a todos os seus membros o “Testemunho sobre a pandemia COVID-19 no concelho de Paredes de Coura”, que será partilhado para memória futura.
O Presidente da Assembleia Municipal, José Augusto Pacheco, adiantou que “este testemunho ficará em anexo à ata e que os membros da Assembleia poderão apresentá-lo oralmente, com o limite de 5 minutos, ou deixá-lo por escrito”. O que é pedido, explicou José Augusto Pacheco, “é uma perspetiva pessoal desta vivência, desta experiência que nos tem afetado a todos. Os membros da Assembleia poderão relatar como viveram a pandemia e o confinamento, quer como autarcas, quer como residentes de Paredes de Coura”. O objetivo, adiantou o também professor catedrático da Universidade do Minho, “é que cada depoimento pessoal seja uma partilha da forma como este tempo foi vivido. E cada um de nós terá, certamente, uma perspetiva diferenciada e enriquecedora para a nossa memória coletiva, um contributo para uma espécie de cápsula do tempo.”

Prestação de Contas e Apoio a Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social

Recorde-se que, além do contributo fundamental dos profissionais do Centro de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, IPSS e voluntariado na forma como Paredes de Coura tem enfrentado a pandemia, e que se traduziu na recuperação, há mais um 1 mês, de todos os até agora 9 infetados, também o Município -- com o empenho indispensável dos trabalhadores --, os presidentes e as respetivas equipas das Juntas de Freguesia têm vindo a desempenhar um papel determinante neste luta que é de todos. Os autarcas estiveram no terreno, bem próximos das populações, sentindo as suas angústias e problemas, solucionando pequenos aspetos como a simples distribuição de máscaras e álcool gel a toda a população residente, mas também na sinalização das famílias mais vulneráveis ou até dos alunos que necessitaram de equipamento informático e acesso à Internet, facultando a impressão e a fotocópia de material pedagógico, para que nenhuma das nossas crianças fosse prejudicada com as aulas à distância. Aspetos que marcaram sem dúvida cada um dos que viveram e vivem de perto os problemas que afetaram a vida dos courenses, neste período de pandemia, e que ficarão nos registos históricos do concelho.
Além deste ponto singular que é o “Testemunho sobre a pandemia COVID-19 no concelho de Paredes de Coura”, a Assembleia Municipal debruçar-se-á sobre um total de 11 pontos, entre os quais a “Prestação de Contas relativa ao ano de 2019”, normalmente realizada no mês de abril, ou a “proposta de Regulamento de Apoio ao Pagamento de Tarifas de Água e Saneamento a Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social”.
Esta Assembleia Municipal será, portanto, um acontecimento único e o reflexo de uma pandemia que ainda condiciona o nosso dia a dia, mas que, à semelhança de outros momentos difíceis, a comunidade de Paredes de Coura saberá ultrapassar, com maior ou menor dificuldade, e com a colaboração de todos.

Paços do Município
2020.06.24